Crise da água – 29.01.2015

Debochando da escassez!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O Brasil vive crise hídrica inédita. Pelo menos, quatro importantes capitais do pais sofrem, atualmente, com grave escassez d’água para o consumo humano: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

Esses exemplos, fartamente divulgados por jornais e TV, não têm servido para acordar as autoridades nem sensibilizar a população de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. E o uso abusivo da água continua.

Meia dúzia de produtores do agronegócio apropriou-se, indeditamente, do sistema de irrigação construído pelo governo e ameaça deixar a comunidade sem água para beber. A catástrofe já está desenhada!

A Barragem Luiz Vieira, capaz de reter 105 milhões de metros cúbicos, vive lambendo a cota de segurança, de 15 milhões de metros cúbicos. Livramento vive a “seca verde”, com vegetação exuberante, mas sem água.

O pouco acréscimo das chuvas de 2014, que afastaria o risco de falta total, vem sendo saqueado impunemente pelos produtores. Toda quinta-feira, a água jorra, como nos grandes invernos livramentenses (foto de hoje).

 

Romaria – 28.01.2015

Festa de São Gonçalo da
Canabrava faz 300 anos!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Hoje, pela manhã, haverá missa solene, na igreja da Canabrava, em louvor a São Gonçalo do Amarante, ponto alto dos festejos iniciados, com o novenário, último dia 19, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

A Diocese local comemora os 300 anos da tradicional romaria, que se realiza, anualmente, num grotão localizado na Serra das Almas, neste município.

Não há registro oficial do inicio da devoção ao santo, em nossa região, mas se estima que tenha sido a partir de 1715, mesmo ano de fundação da Vila inicial de Livramento, pelos bandeirantes paulistas.

Há indícios históricos de que os exploradores chegaram primeiro justo onde foi erguida a capela em louvor a São Gonçalo, antes mesmo da capela da padroeira, Nossa Senhora do Livramento, na sede municipal.

Consta que era costume dos desbravadores seguirem a rota do sol, sentido oeste-leste. E construíam as capelas em pontos estratégicos, com a frente para o pôr-do-sol, assim voltada para o local de onde vinham.

Talvez por isso as igrejas e capelas antigas, na região, estejam nessa posição.

Clique aqui para ler sobre a história de São Gonçalo do Amarante>>

 

Extorsão – 28.01.2015

Aposentados também são
extorquidos em Livramento

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Não foi citado pelo Fantástico (25.01.2015), mas Livramento de Nossa Senhora, Bahia, está na rota de aposentados rurais extorquidos por advogados, em ações que tramitam na Justiça Federal de Guanambi.

Num dos casos, o aposentado foi extorquido em 55% do que tinha a receber (R$9 mil). O advogado golpista teve um comparsa livramentense, que encaminhava a documentação para seu escritório, em Guanambi.

O roubo parece os denunciados pelo Fantástico, com pessoas humildes, que até acham que sem o advogado não teria se aposentado. Faz parte da extorsão a ameaça de “tomar a aposentadoria”, pelo advogado.

A aposentadoria rural, por idade, é um direito dos que trabalharam no regime de economia familiar (Lei nº 8.213/1991). Atendidos os requisitos, o INSS é obrigado a conceder. Se recusar, o segurado pode ir à Justiça.

O processo corre nos Juizados Especiais Federais Cíveis. Nem precisa de advogado, só na fase recursal. Mas é recomendável a orientação de um bacharel em Direito, que tem conhecimento técnico a respeito.

Em Livramento, tem advogados especializados e honestos, na área previdenciária. Evite intermediários, não seja vítima do complô de picaretas que praticam a extorsão. Nunca pague honorários acima de 20%.

Se o segurado ganhar a ação, o juiz só manda pagar o chamado retroativo a partir da entrada da ação. O tempo do processo administrativo no INSS não conta, salvo para eventual pedido de danos morais.

 

 

Exoneração – 28.01.2015

Emerson Leal deixa Sudic

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O governador Rui Costa exonerou o ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Emerson José Osório Pimentel Leal, do cargo de diretor–presidente da Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.

Segundo ato publicado no Diário Oficial de ontem (27), a dispensa teria sido a pedido, mas se especula se o político livramentense estará fora do novo governo ou será apenas remanejado de função.

No primeiro mandato de Jaques Wagner (2007/2010), ele ocupou a presidência da EBDA. No segundo (2011/2014), migrou para a Sudic, que passa, agora, a ser dirigida por Jairo Pinto Vaz, já nomeado.

 

Inauguração – 25.01.2015

Moderno Centro Paroquial!        

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Finalmente, a “Casa Paroquial” de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, foi “concluída”, sob comando do pároco Ademário Ledo. Rebatizada como Centro Pastoral Paroquial, foi concebida por padre Sinval Laurentino, vigário de 1954 a 1966, que a construiu no local do antigo cemitério da cidade.  

Nos primeiros anos da Diocese, fundada em 1967, o local serviu de residência aos padres, tinha precárias salas de aula e um cinema (Cine Teatro Vitória), mas boa parte ficara inacabada. As obras de reforma e complementação começaram pelo antigo cinema, hoje um amplo salão de eventos.

A inauguração foi ontem à noite, após missa celebrada, no local, por D. Armando Bucciol. Segundo Padre Ademário, o CPP atenderá tanto a Paróquia quanto a comunidade, com suporte para eventos de pequeno e médio portes, incluindo cursos, encontros religiosos, sociais e culturais.

O pároco agradeceu o apoio do bispo e as doações dos fiéis, que garantiram a concretização da obra. Ficou acima das expectativas, como exclamou D. Maria: “Não parece coisa daqui de Livramento. Parece de lugar grande!”.

 

 

Falecimento – 25.01.2015

Seu Regi morre aos 96 anos!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

"Seu Regi" em foto antiga, com a família, e na comemoração dos seus 96 anos

Faleceu, início da noite de ontem (24), em Salvador, Reginaldo Tanajura Machado, 96 anos, também conhecido como “Seu Regi” (da padaria). Na Capital, ele fora submetido a uma cirurgia, devido a uma queda, com fraturas, que sofrera em casa. Será sepultado em Livramento de Nossa Senhora, onde residia, possivelmente ainda hoje, em horário a ser definido.

Filho de Alfredo Machado e D. Esther (falecidos), era viúvo de D. Jacy, com ela teve os filhos Marinalva (falecida), Marinaldo (falecido), Maria Antonieta, Maria Nalcy, Elber Antônio, Helder Mauro (nascido morto) e Helbert Fernando. Mais os netos Marcelo, Marinaldo Júnior (falecido), Janaina, Fábio Roberto, Roberto Filho, Renata, Niomar, Yan Bela, Isis Loren, Ana Glória, Mauro, Helbert Fernando, Carol, Daniele, Luana, André e Leila, além de vários bisnetos.

 

Arrocho – 22.01.2015

Presidenta tira a vaselina!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A presidente Dilma mostra, neste início de ano, tudo que sonegou, escondeu e ou mentiu, na campanha eleitoral de 2014. Com a nítida cor do farisaísmo, perpetra verdadeiro arrocho sobre os brasileiros, sob o comando justamente de um banqueiro, Joaquim Levy, novo capataz da Fazenda.

Vale, então, lembrar que ela, quando candidata à reeleição, execrou os banqueiros, pintando-os de demônios, para convencer eleitores, num dos mais sórdidos vídeos de propaganda eleitoral, cujo tom nazifascista é atribuído ao marqueteiro Patinhas. Captaram?

Dilma não equiparou o índice de reajuste (6,23%) dos benefícios dos aposentados do INSS acima de um salário mínimo ao de atualização do salário mínimo de 2015 (8,8%). Nesse ritmo, os benefícios previdenciários acabarão nivelados por baixo, incluindo quem contribuiu pelo teto.

Agora, ela desfere outra bofetada nos trabalhadores, ao negar correção da tabela do imposto de renda, em 6,5%, como aprovado pelo Congresso Nacional. A presidenta só quer ajustar em 4,5%, alegando que seria renúncia fiscal. Então, pergunta-se: e a dispensa do IPI, para beneficiar montadoras?

Assim, quem não pagava o imposto vai pagar e quem pagava pagará mais, mesmo sem aumento real de salário. Sem falar que a incidência de IR em salário é um absurdo. Salário não é renda, na estrita acepção do termo, e sim contrapartida na correlação capital x trabalho.

O capital é a riqueza do investidor posta para produzir, sobre cujo resultado, ai sim, deve incidir imposto. O mesmo deveria ser com o salário, que é o capital do trabalhador. O CTN - Código Tributário Nacional (art. 43, I) diz que renda é “o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos”.

Conceito enviesado, que privilegia o capital. Se se tributa o produto do capital, é de se entender que só a renda originária do salário deveria ser tributada. Tributar o salário significa reduzir o valor do trabalho. Mas não será a Dilma que entenderá assim! Tem o CTN como escudo!

 

Livro de Seu Tatinha – 20.01.2015

Uma festa da família Meira!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

“Finalmente, foi realizado o sonho do nosso pai!” Assim, exclamaram Maria Aparecida, Maria Edir e Maria Teresinha, as três filhas de Rodrigo Alves Meira (1908-1993), no lançamento póstumo do seu livro Livramento, Origem e Famílias, no Centro Paroquial de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, em concorrida noite de autógrafos, última sexta-feira, dia 16.

Familiares e amigos das Três Marias, como o pai as chamava, lotaram o salão de ventos. O livro agrega informações inéditas sobre a história de Livramento e a formação do seu povo, que tem na Família Meira um dos seus principais troncos. A genealogia apresentada pelo autor é enriquecida om fotos de todas as gerações do núcleo familiar da qual ele faz parte.

As Três Marias (Aparecida, Edir e Teresinha) substituíram o saudoso pai, falecido em 1993, na aplaudida noite de autógrafos. Tivemos a honra de fazer a saudação inicial do evento, aberto ao som de Yesterday (The Beatles), executada por Tõezim Araújo (violino) e o popular Zé Quixim (violão).

Cada uma das Marias leu mensagens do prefácio sobre o pai, Rodrigo Alves Meira, também conhecido como Seu Tatinha, seguidas de saudação e homenagens especiais dos professores Eduardo Lessa Guimarães e José Walter Pires, conhecido cordelista da vizinha cidade de Brumado.

Fotos Paulo Silva

Clique aqui para ver mais fotos>>

 

Lançamento – 15.01.2015

“Livramento, origem e famílias”

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A família de Rodrigo Alves Meira, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, lançará, amanhã, dia 16, o seu livro póstumo, intitulado Livramento, origem e famílias, com dados históricos sobre esse município do Sudoeste baiano e conta a saga da família Meira, na região. O evento será no salão do Centro Pastoral Paroquial da cidade, a partir das 19h.

Seu Tatinha, como era reverentemente tratado, foi chefe da agência local do Departamento de Estatística, órgão federal cujo nome atual é IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao falecer, com 85 anos, em 1993, deixara pronto os originais do livro, que foi atualizado e concluído por suas filhas Maria Aparecida, Maria Edir e Maria Teresinha.

O livro é rico em informações históricas e estatísticas sobre Livramento, complementado com a árvore genealógica de Seu Tatinha, incluindo fotos, até as gerações de netos e bisnetos. Tem edição de primeira qualidade, por nós coordenada, design de Rafael Oliveira, impressão e acabamento da Empresa Gráfica da Bahia (Salvador).

 

 

Artigo – 15.01.2015

“Eu não sou Charlie”

 

Por Antônio Pereira

pereirasilva56@uol.com.br

Ao ler as sábias palavras e corajosas opiniões contidas no artigo do psicólogo Zeferino Neto, com comedida satisfação, exclamei: ufa! Até que enfim encontrei alguém com quem posso lamentar e compartilhar do sentimento de tristeza pela morte dos jornalistas do satírico semanário francês, “Charlie Hebdo” e, sem hipocrisia, questionar a existência desse tipo de publicação humorística, pois, desde a trágica ocorrência em Paris, pus-me a pensar se

Deus aprova  charges com esse tipo de provocação, pretensamente engraçadas e informativas, mas que muitas vezes são fracas de humor e de pouco valor jornalístico, e que por vezes só servem para atiçar a ira de terroristas, que a pretexto de defender o Islã  ou outra causa qualquer aproveitam para extravasar sua sanha diabólica, perpetrando os piores atos criminosos contra quem consideram seus afrontadores ou simplesmente dizimando, com suas explosões de grande potencial destrutivo muitas vidas inocentes.

Nem é preciso dizer que nos veículos de informação de interesse geral, a liberdade de expressão é sempre necessária e indispensável para que os fatos sejam noticiados com profundidade e isenção, mas será que vale a pena manter uma publicação com finalidade exclusivamente provocativa, mesmo sob constantes ameaças dos que se sentem ofendidos? Eis um tipo de desafio cujo desfecho, infelizmente, tinha tudo para dá no que deu com os profissionais do “Charlie”.

Viram-se na Europa nesses últimos dias, governos morrendo de medo e o povo, assustado, enchendo praças e ruas gritando palavras de ordem e empunhando faixas com os dizeres “Eu sou Charlie”, no que foram imitados por uma turba de Maria vai com as outras em várias partes do mundo, como se isso fosse suficiente para sensibilizar a mente de homens treinados física e mentalmente para praticar o mal e que, em busca de fama, estão sempre dispostos a exterminar o maior número possível de pessoas, utilizando-se dos mais cruéis métodos de execução.

Deploro a morte dos jornalistas e dos reféns franceses, mas, temente a Deus, e fiel a meus princípios, prefiro fazer parte do diminuto grupo dos que, timidamente, carregam cartazes semiabertos com a inscrição “Eu não sou Charlie”.

 

Comentário – 14.01.2015

Prefeito nem ai! E o
povo, também, nem ai!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Cidade sem tratamento de esgoto

O prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, parece que venceu o ex-prefeito Carlos Batista também em matéria de má gestão e são tidos, sem distinção, como os piores dos últimos anos.

Mas as fontes das insatisfações são as mesmas: os que não tiveram ou perderam benefícios pessoais que costumam ser patrocinados pela viúva, ao largo do interesse público, em detrimento de cidadãos que trabalham.

Prova da indiferença é o orçamento de 2015, agora divulgado, sem despertar qualquer interesse.  Nem mesmo ante o fato do prefeito ter R$68.750.000,00 para gastar, sem ser fiscalizado.

Ninguém se importa como a fortuna será gasta, mesmo havendo graves reflexos na vida de cada cidadão, agora e no futuro. Por exemplo, o município presta serviços ruins, mas 45% são para pagar funcionários.

Somente 5% vão para investimentos, aquilo que, de fato, melhora os serviços e a estrutura urbana. A cidade não tem tratamento de esgoto e gastará apenas R$31.205,00 no setor. Mas investirá R$500.000,00 em creches.

Estão destinados R$1.000,00 para premiações culturais, artísticas, científicas, desportivas e outras. Dê uma passadinha lá na LO (nº 1.293/2014, de 29.12.2014) para ver essas e outras “curiosidades”.

 

Concurso – 14.01.2015

Rui visita escolas e fará
concurso de professores

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O governador Rui Costa vem dando sinais de sensibilidade para com questões básicas da população, o que deve ser motivo de esperança para os baianos. Bem diferente da postura imperial do antecessor Jaques Wagner.

O governador visitou, dia 12, o Colégio Estadual Luiz Tarquínio, em Boa Viagem, Salvador, onde concluiu o ensino fundamental (1974/1978). Lá, reafirmou o compromisso de visitar unidades escolares na capital e interior.

É para ver de perto a situação das escolas e ampliar investimentos na educação, que elegeu como prioridade, lançando o chamado “Pacto pela Educação”, para o qual pediu apoio de alunos, professores e das famílias.

O governador aproveitou para anunciar a realização, ainda este ano, de concurso público para preenchimento de vagas de professor, hoje ocupadas por contratos temporários (Reda e PST).

Ele já visitou escolas estaduais nos municípios de Nova Redenção, Itapetinga e Muritiba. Só assim, podemos acreditar que a rede pública de ensino sairá do caos em que se encontra. Está na hora dele vir a Livramento!

 

Mordomia – 13.01.2015

Wagner cria mordomia para
si e outros ex-governadores

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Wagner, ministro da Defesa

Muitos leram e fingiram que não leram a notícia, segundo a qual o então governador Jaques Wagner, hoje Ministro da República, nos estertores da sua gestão, no governo da Bahia, sancionou lei que concede serviço de motorista e segurança a ex-governadores, onde hoje ele próprio se inclui.

O ato oficial, que muitos preferem achar obsceno, legitimando a mordomia vitalícia, está no Diário Oficial do Estado da Bahia (31.12.2014) e foi notícia no portal do jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/brasil/jaques-wagner-sanciona-lei-que-concede-servico-de-motorista-seguranca-ex-governadores-14974346#ixzz3OdnZuXId).

Pela lei, o ex-governador que tiver ficado por quatro anos seguidos, no mínimo, ou cinco intercalados, à frente do governo, fará jus à invejável mordomia, que nenhum outro cidadão, que trabalha 30 ou 35 anos terá.

 

 

Mutirão – 14.01.2015

Campanha vai castrar
animais abandonados

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Recebemos nota, via e-mail, distribuída pelo jornalista Mauri Castro, informando sobre um mutirão para esterilizar, cirurgicamente, animais soltos e abandonados pelas ruas de Livramento.

Esses animais vivem sob grande sofrimento e costumam ser vítimas de maus-tratos. Apesar disso, tem grande capacidade de reprodução, agravando o problema, que é comum à maioria das cidades brasileiras.

É total o descaso do poder público diante da questão e só costuma agir matando os animais. No mutirão, a castração será feita pelo médico veterinário Kleyton Tanajura Silva, em sua clínica, na Rua Alfredo de Sousa Machado (ao lado da Rony Pet Shop).

Qualquer pessoa pode participar do mutirão, com doações para cobrir despesas com a operação (R$60,00, cada). Contatos: (77) 9939-6240 (77) 9963-4910 (71) 9179-9804, falar com Sirlene, Júlio ou Isis.

 

Sossego público – 14.01.2015

Barulho de motos gera
protesto em Livramento

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Tem razão o leitor Leonardo Brito ao se indignar e protestar (coluna de e-mails deste site) contra a perturbação da ordem pública resultante do movimento de motos do último sábado, promovido pelo denominado Mamutes do Sertão Moto Clube, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Só ele tornou pública a indignação, mas a reação não foi somente dele, mas da maioria dos moradores, incluindo idosos, crianças e pessoas doentes, das áreas da cidade abrangidas pelo evento, todos vítimas do desassossego.

O ato dos integrantes do Clube, que festejava aniversário, foi legítimo, garantido pela Constituição Federal, mas extrapolou e causou incômodos exacerbados, tirando o sossego de moradores, também garantido pela lei.

Não serve o argumento de que o evento trouxe benefícios, como “bares, restaurantes, pousadas e outros comércios cheios”. Tem de haver equilíbrio, que se espera seja alcançado em eventos futuros, pois, até onde se sabe, os integrantes do Moto Clube são pessoas de bem.

Veja vídeo gravado por Livras TV, postado: https://www.facebook.com/video.php?v=512776105531687&set= vb.386116634864302&type=2&theater

 

Animais – 12.01.2015

Você já viu uma
jequiranaboia?

 

Raimundo Marinho

 Jornalista

Quando retornava, ontem, da caminhada matinal, pelas ruas de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, uma pessoa (não pedi permissão para citar o nome) atalhou-me, dizendo ter algo para me mostrar. Pegou em sua casa um enorme inseto morto (fotos), que havia recolhido em um bar, e perguntou se eu conhecia.

Eu nunca tinha visto, apesar de ter nascido e trabalhado muitos anos na roça. Pesquisei na internet e descobrir que era uma jequiranaboia, que significa cigarra-cobra (do tupi-guarani: iakirána = "cigarra" e mboia = "cobra"). É um inseto homóptero (asas iguais), como as cigarras, também chamado machaca (em espanhol), a “cobra voadora”.

Há um mito sobre o animal, que teria um veneno letal, capaz de matar uma pessoa, como se fosse uma cobra. Mas isso não é totalmente verdadeiro. Dizem que apenas pode ser portador de substâncias altamente tóxicas, devido à sua alimentação. Portanto, se encontrar um por ai, não o mate. Devolva-o com cuidado para a natureza.

Para mais detalhes sobre o mesmo, acesse artigo do biólogo Fábio Paschoal, disponível em:

http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/cobra-cigarra-um-inseto-com-veneno-mortal-o-antidoto-sexo-verdade-ou-mito/

 

 

Artigo – 12.01.2015

Sobre o atentado
terrorista em Paris

 

Por Zeferino Neto

zifaneto@gmail.com

Foi uma tragédia anunciada, infelizmente a vaidade em querer se projetar a qualquer custo, ou nas custas do outro é muito forte. Não vou nem muito longe, a nossa querida Livramento que sempre se orgulhou e viu como mérito aquele que sabia ridicularizar o próximo, o famoso "resenhista", alimenta esse espirito até hoje.

 Santo Agostinho pregava que percebida a tirania, e cessada todas as possibilidades, é legitimo que o povo se arme, ainda mais quando o povo se sente acuado. É muito difícil julgar essas questões, e achar o culpado, no entanto, é possível fazer um trabalho preventivo. Existem pessoas que não vão conseguir atacar com a lei, o que eu acho uma infelicidade.

Sou solidário aos cartunistas mortos nesse atentado, pois como é parafraseado John Donne, por Leonardo Boff no seu texto Eu não sou Charlie, je ne suis pas Charlie: “A morte de cada homem diminui-me, pois faço parte da humanidade; eis porque nunca me pergunto por quem dobram os sinos: é por mim”. Mas acredito que o humor, como tudo na vida tem limites.

E o pior que sabemos as consequências de ultrapassar esse limite. E por que ultrapassamos? Se for por um espirito revolucionário genuíno, por altruísmo, para libertar as mentes aprisionadas que se encontram em estado cultural vegetativas, aí eu valorizo, mas, se for apenas para se destacar na mídia, por pura vaidade, eu não me aventuro a analisar esses fatos, deixo o julgamento para Deus.

Mas continuo achando triste esse desfecho, e gostaria de enfatizar mais uma vez, em virtude daqueles que foram contaminados pela "praga PC" (A praga do politicamente correto) e que rondam as páginas na internet, que sou contra tirar a vida do outro, mas sou a favor do respeito.

Graças a Deus aqueles que foram e que são, ridicularizados há anos em Livramento, pelos subalternos dos mais abastados, simplesmente para alegrá-los nas mesas dos bares, nunca quiseram pegar em fuzis, preferiram chorar em casa, se isolarem socialmente.

Pensando melhor, será que isso foi bom mesmo para eles? Sofrerem calados? Livramento escapou de tragédias desse tipo.

Zeferino de Paula Lima Neto é psicólogo e a favor da paz

 

Orçamento 2015 – 07.01.2015

Prefeitura estima receita
em R$68,750 milhões

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Bom dinheiro! Se bem administrado, dá para muita coisa. É com ele que o prefeito Paulo Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, vai tocar os investimentos e os serviços públicos municipais, neste ano de 2015.

Em 2013 e 2014, contou com valores semelhantes, mas tudo indica que não soube administrar, tanto que teve as contas de 2013 rejeitadas e levou a Prefeitura à insolvência em 2014, com déficit de R$2,944 milhões.

Do total, R$65,260 milhões são para o Executivo e R$3,489 milhões para o Legislativo, conforme a Lei nº 1.293/2014, de 29.12.2014, aprovada pelos vereadores, que estima receita e fixa despesa do município para 2015.

O total das receitas correntes, oriundas de tributos e contribuições pagos dos contribuintes, na verdade, seriam de R$73,892 milhões. Mas, devido ao déficit orçamentário e outras deduções, caíram para R$68.750.000,00.

Clique aqui para continuar lendo>>

 

Fraternidade -  06.01.2015

CNBB quer mais ação
da Igreja na comunidade

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Apesar do muxoxo da Cúria Romana, com suspeita de “esquizofrenia” e “Alzheimer” espirituais, a Campanha da Fraternidade 2015, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), tende a ter o pensamento iluminado do argentino Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

O tema da Campanha é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), para, segundo a CNBB, buscar “recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade”, conforme o Concílio Vaticano II.

O propósito é refletir e estimular ações práticas que levem em conta, com toda profundidade, “a dimensão da vida em sociedade, que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e com entidades que cuidam do bem-estar das pessoas”.

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que a CF 2015 [a ser lançada na Quaresma] “convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade”, levando a Igreja a “ser atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana”.

Entendemos que isso significa sair do altar para ir encontrar as pessoas, sentir o que sofrem e socorrê-las, tanto nas dimensões materiais quanto espirituais, como filhos de Deus, carentes de pão, vestes e bênçãos!

Veja texto da CF 2015, em:

http://www.cnbb.org.br/campanhas-1/fraternidade/15079-cnbb-publica-texto-base-da-cf-2015

 

 

Artigo – 06.01.2015

Fato ou piada O advogado Jorge Soares Oliveira, que assina Jorge de Piatã, em homenagem à cidade, de temperatura amena e capital do bom café, onde nasceu, na Chapada Diamantina, Bahia, faz uma hilária paródia, usando como mote a tese jurídica conhecida como “Domínio do Fato”, invocada para comprovar a participação de alguém em ato criminoso. É uma teoria polêmica, segundo a qual é autor do crime a pessoa que, mesmo não tendo praticado diretamente o ato, decidiu e ordenou sua prática a subordinado seu. O Dr. Jorge não analisa juridicamente e nem mesmo define a teoria, apenas faz uma parodia muito engraçada sobre o que acontece em nossa República:

“É um fato ou é uma piada? Esta, quase sempre, é a pergunta que nos vem à mente quando nos deparamos, no noticiário da TV, com certas reportagens que têm o dom da ambiguidade.  E, nessas ocasiões, enquanto refletimos a respeito, certamente acrescentamos outras perguntas:  Se isso é piada, por que está sendo mostrada no Jornal Nacional? Não seria mais apropriado aparecer no Zorra Total?  Ou no Pasquim? (Ôpa, desculpem. Este morreu já faz tempo, vítima da concorrência desleal dos políticos que fazem humor ao vivo!)”.

Clique aqui para continuar lendo>>

 

 

Jornalismo – 05.01.2015

Chegamos aos 10 anos!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Nosso portal www.mandacaradaserra.com.br, primeiro site de notícias de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, completa seu primeiro decênio, em 2015, feito na mais rigorosa técnica do jornalismo crítico, opinativo e interpretativo, com foco exclusivo em nosso município.

Nele, publicamos O Mandacaru, aplicando a experiência de mais de 30 anos de carreira, agregada a outros conhecimentos de vida, no compartilhamento de ideias, conhecimentos, informações, críticas e sugestões.

No editorial de apresentação (2005), dissemos tratar-se de iniciativa filantrópica, sem qualquer dependência publicitária, sob o lema de não ser encosto nem sombra para ninguém, como a conhecida planta do agreste.

A partir de hoje, exibiremos o selo “2015, O Mandacaru, 10 anos”, para fixar esse grande feito jornalístico. Se as condições favorecerem, faremos uma comemoração, com uma edição das principais matérias aqui publicadas.