Artigo – 30.11.2015

Nove anos sem Seu Celso!

 

Márcia Oliveira

Há nove anos meu pai partiu para a Pátria Espiritual. Seus últimos meses de vida, exatos 134 dias, foram na cama do Hospital Samur, em Vitória da Conquista.

Vivemos dias difíceis, dolorosos, tristes! Acometido por sérios problemas num rim, pois um deles fora extirpado, anos antes, meu pai peregrinou pelas vias escuras e sem esperança, da pouca vida que lhe restava.

“Sinhô” foi a alcunha que os parentes deram a Celso Alves de Oliveira, filho de Olímpia Rufina de Oliveira e de Marciano de Sousa Lalau.

Esposo ímpar, preenchia seus dias com a presença da minha mãe, sempre preocupado com a saúde frágil que ela carregou por longos anos, após perder os filhos Alfredo e Alberto e, tempos depois, o netinho Matheus.

Era ele quem marcava os exames dela, duas vezes ao ano, em Salvador. Administrava os remédios na hora certa, muito atencioso com sua alimentação. Era ele quem lhe comprava roupas, até mesmo as peças íntimas e nunca errava no tamanho. Claro, ninguém melhor que ele para saber suas medidas!

Tinha bom gosto na escolha dos tecidos, sempre elogiados pelas costureiras. Antes de se tornar auditor da Receita Federal, meu pai foi alfaiate. Talvez venha daí seu bom gosto.  Ele a chamava de “Bem” ou “Lu” e ela o tratava por “Nhô”.  Nunca presenciei uma discussão sequer entre meus pais.

Viveram casados por 54 anos. Exemplo do que se pode chamar de um verdadeiro casamento. Caminharam juntos na mesma direção, tendo a família em primeiro lugar. Achava bonito vê-los sentados no sofá, um ao lado do outro, assistindo aos programas de televisão ou ouvindo música. Outras vezes, liam juntos. Que relíquia!

Assim foi o meu pai, preocupado em deixar para os filhos, como herança, aquilo que os seus pais não puderam deixar para ele e seus muitos irmãos: um Diploma! Chorava, ao se referir às dificuldades enfrentadas, quando teve que deixar a esposa grávida do primeiro filho, Jorge, na casa de vovô Alfredo (pai dela), para trabalhar em Feira de Santana.

Parentes inescrupulosos diziam a ela: “Ele não voltará! Vai ter que criar seu filho, sozinha!” Isso doía nele, pois era íntegro, responsável, comprometido e, acima de tudo, amava minha mãe!

Ao retornar a Piatã, o primogênito estava com pouco mais de três meses. Ao pegá-lo no colo, disse, emocionado: “Seu pai vai fazer de você um doutor, meu filho!” E o fez! Calou a voz daqueles que pensavam o contrário e, foi ele quem, ao longo da vida, os ajudou.

Sempre admirei a grafia de meu pai. Linda! Era culto, apesar de ter cursado apenas o Primário. Lia muito e sabia discorrer sobre vários assuntos. Coisas de um passado diferente, tempo que, para se conquistar algo de bom, era preciso enfrentar muitas dificuldades. As facilidades de hoje tiraram das pessoas o doce sabor da conquista!

Um grande desejo de meu pai era que eu deixasse, como professora, o Colégio Estadual João Vilas Boas. Dizia sempre: “Essa escola não merece o que você faz por ela e, lá, você não tem amigos, minha filha!”

O desobedeci! Foram precisos 22 anos para eu reconhecer que ele tinha razão. Amigos, sei que não conquistei, mas carreguei, ao longo desses anos, a ilusão de que tivesse colegas!

Desejo realizado, pai! Sei que, hoje, você está tão feliz quanto eu. Saí de lá com a cabeça erguida, tal qual entrei e, como bem escreveu o meu querido poeta Mario Quintana: “Todos aqueles que aí estão atravancando meu caminho, eles passarão, eu passarinho”! Eu passarinhei!

Perdoe-me por não ter ouvido seu conselho e obrigada por ter me orientado a tomar a decisão correta, daí da colônia espiritual em que vive nesse momento.  

Nada como um dia após o outro, querido, pai! Eternamente grata! Um verdadeiro pai nunca abandona seu filho!

Esse homem, de conduta ilibada, formou uma família grande, oito filhos, doze netos e, brevemente, com o nascimento de Gael, serão seis bisnetos.

De volta à Casa Paterna, reencontrou-se com minha mãe, com os filhos Alfredo, Alberto, o netinho Matheus Felipe e, mais recentemente, ao encontro deles foi o filho Enésio (Bolinha).

Sei que não fiz por meu pai tudo o que deveria ter feito. Essa é a sensação que carrego. Poderia ter feito muito mais, mas o que fiz foi de coração, sem reclamar. E faria melhor, se possível fosse.

Neste momento, estou ouvindo uma das músicas preferidas dele, Quem sabe, do maestro Antônio Carlos Gomes. Quando ele a ouvia, dizia que sentia saudades da sua mãe, vovó Olímpia. E, agora, quem sente uma saudade, maior ainda, do meu pai, sou eu!

Foi um homem de muita fé em Deus e em Nossa Mãe Maria Santíssima. Todas as noites fazia questão de fazer a mesma oração, criada por ele e sei que o Bom Deus ouviu muitos de seus pedidos!

Que você encontre a paz na Luz da Divina face de Deus, como tantas vezes rogou em sua oração! Tento preencher o vazio que você deixou, ouvindo canções que me trazem saudades suas.

Um beijo afetuoso da filha que o ama, Márcia!

Músicas da minha lembrança, acesse e ouça:

https://www.youtube.com/watch?v=xcblzC3W_Js

https://www.youtube.com/watch?v=zgo8kX0EQyg

 

Uneb – 30.11.2015

Campus de Brumado terá
curso de Direito próprio

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O curso de Direito da Uneb que funciona no Campus XX (Brumado) é vinculado ao Campus de Camaçari. Mas o Conselho Universitário acaba de aprovar, por unanimidade, a criação de um curso próprio para o Campus XX.

Além de atender a uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica, ajudará a resolver pendenga surgida na unidade brumadense, que vinha causando certa apreensão, principalmente entre os estudantes.

Havia até o receio de o curso ser extinto em Brumado. Um dos motivos da contenda é a indicação do coordenador do curso, que caberia, pelas normas da Universidade, à administração do Campus de Camaçari.

O prof. José Manuel Castrillon, eleito pela maioria da comunidade acadêmica de Brumado, foi afastado por 180 dias, por decisão da Justiça, em mandado de segurança impetrado pelos contrários às suas decisões.

“Com o afastamento do diretor, assumiu a administração do Campus a vice-diretora, professora Marcilene Oliveira Sampaio, e as atividades acadêmicas e administrativas prosseguem normalmente”, informa a Uneb.  

Diz que o campus de Brumadoterá, em breve, nova sede, mais ampla e melhor localizada, e que “nem o curso de Direito nem o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias serão paralisados ou suspensos”.

(texto baseado em informações da ASCOM-Uneb/Toni Vasconcelos - avasconcelos@uneb.br)

 

Educação – 26.11.2015

APLB e Prefeitura
voltam a conversar

 

Raimundo Marinho

Jornalista

A diretoria do núcleo regional da APLB (sindicato dos trabalhadores da Educação da Bahia) e o prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo, de Livramento de Nossa Senhora, voltaram a conversar, no último dia 18.

Os principais itens da pauta foram o enquadramento na titulação prevista no Plano de Carreira (Lei Municipal nº 1.169/2011) e a adesão ao Pro-funcionário, que prevê qualificação e melhoria salarial da categoria.

Segundo o presidente do sindicato, Jânio Soares Lima, o prefeito comprometeu-se a publicar o parecer da Comissão de Enquadramento, que efetiva a titulação dos professores. E já fez as primeiras publicações.

O sindicato requereu a unificação das datas de pagamento e a melhoria na gestão do Fundeb. E denunciou a falta de recursos para aquisição de material didático essencial à qualidade do ensino na rede municipal.

Criticou a contratação de novos profissionais, inclusive professores, antes de avaliar o resultado do processo de nucleação, que certamente resultará na necessidade de remanejamento de pessoal.

Apontou precariedade e fechamento de laboratórios de informática e telecentros, nas escolas Pedro II, Monte Oliveira, Barrinha, Taquari, Projeto Sol, Itaguaçu, Rômulo Galvão, Várzea, São Timóteo, Iguatemi, Lagoa Nova.

O alcaide reconheceu serem pertinentes as reivindicações dos servidores, mas alegou falta de recursos para efetivá-las, devido à crise hídrica do município e as dificuldades gerais da economia e da politica do país.

SUGESTÕES E PARCERIA

Diante dessas alegações, Jânio Lima disse que a APLB-Sindicato indaga: sabendo que o alunado diminuiu, por que estão sendo contratados professores e profissionais da lista de excedentes do último concurso?

E como justificar a falta recursos, se o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) subiu de R$13.088.132,32 (2014) para R$15.130.175,19 (2015)?

Diante da boa receptividade de outras prefeituras (Rio de Contas, Paramirim, Érico Cardoso), o presidente da APLB também sugeriu ao prefeito Paulo Azevedo ações para melhorar a gestão desse fundo.

Uma delas seria acionar as instâncias de controle, o que, hoje, segundo Jânio Lima, não é feito, como citado em parecer do próprio Tribunal de Contas dos Municípios, na última prestação de contas da prefeitura.

Propôs aproveitar egressos de escolas nucleadas e remanejar os que servem em outras secretarias e recebem irregularmente do Fundeb; substituir contratados em direção e coordenação por servidores da rede.

Foi proposta parceria entre APLB e Secretaria da Educação, para realização de um seminário para esclarecer as novas regras de aposentadoria, pois isso poderia estimular a decisão de profissionais hoje aptos a se aposentar.

(Matéria elaborada com informações da APLB-Sindicato)

 

Cultura – 26.11.2015

Dois espetáculos de dança!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O Atelier Flora Violleta Artes realiza duas apresentações de dança, no próximo final de semana, com entrada franca. Uma é A Lenda do Sol e da Lua, dia 28, sábado, 18h, no salão de festas da Associação dos Amigos de Livramento, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, com a Turma de Balé Contemporâneo e participação especial do Grupo de Dança do Atelier (Gruda).

A outra é a Dança das Flores, dia 29, domingo, 18h, no Teatro São Carlos, na cidade de Rio de Contas, com participação especial das atrizes Dália Helena e Inayá Ahan. Os dois eventos tem direção de Flora Violeta e cenário de Miguel Bartilotti, dois abnegados promotores da cultura em nossa região.

 

Memória – 24.11.2015

Lomanto no João Vilas Boas!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O ex-governador da Bahia, Antônio Lomanto Junior, morreu na noite de ontem (23), aos 90 anos, no Hospital Português, em Salvador. Foi um homem público de trato agradável e popular, exercendo vários cargos eletivos, tendo iniciado a carreira política como vereador, na cidade natal de Jequié, na Bahia.

Há poucos dias, recebi de D. Ruth Tanajura, que foi minha professora de matemática, na 2ª série ginasial, em 1965, essa foto histórica acima, de Lomanto Junior em visita ao Colégio João Vilas Boas, da nossa cidade.

No sentido horário, aparecem na foto o governador (sentado), a diretora Angelita Leal, a professora Maria do Livramento, o presidente da cooperativa mantenedora do colégio, Mário do Carmo Tanajura, e o radiotelegrafista Amélio da Silva Lobo.

O antigo retrato mostra o quanto era importante a escola, naquela época, a ponto de merecer a visita de um governador, que lá estivera em visita especial. Provavelmente, para assinar o convênio entre a então Cooperativa de Educação e Cultura Ltda. e o Governo do Estado.

Pelo convênio, o Estado assumiu as despesas com os professores, tornando o estabelecimento de utilidade pública (Lei Estadual nº 2.418/1966). Somente em 1994 é que veio a ser estadualizado (Portaria nº 6004 - D.O. 27.12.1994).

 

Vereadores – 23.11.2015

Moção elogia PM e cria
novo conceito jurídico

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Os vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, aplaudiram o regime confessado duro e as ações do major Irlando Oliveira, à frente da 46ª CIPM-Ba, entre elas, a maratona de palestras pelo município, no projeto “Ações Preventivas nas Escolas e Comunidades”.

De autoria do presidente Paulo Roberto Lessa Pereira, a “Moção de Aplausos” teve aprovação unanime, dia 20. Segundo ele, o comandante “faz um trabalho diferenciado e merece destaque” e que “o atual major é duro, mas alguém já disse: endurecer sem jamais mais perder a ternura”.

Esse alguém, cujo nome não citou, é o guerrilheiro cubano Ernesto Che Guevara (1928-1967), célebre ídolo político latino americano, detestado por militares, e acusado de comandar assassinatos em massa.

Major PM Irlando Oliveira em palestra na igreja da Paróquia do Taquari

Paulo Lessa, ainda se referindo ao policial homenageado, alertou que “exigir cumprimento com rigor da Lei não significa que se permita a arrogância e a prepotência”. Consta que a moção surpreendeu o próprio major.

Ela arrepia os jurisconsultos, pois os edis livramentenses criaram o esdrúxulo conceito de Direito Constitucional, que chamaram de “princípios do município democrático de direito”, como estampado no diploma conferido ao oficial, assinado por Márcio Alan, José Araújo e José Roberto Caires.

Até então só se conhecida o “Estado Democrático de Direito”. Se não quiser passar vexame ao exibir o certificado aos amigos, principalmente se entenderem de Direito, o major terá de pedir para corrigir a barbeiragem do Legislativo. Faltou mostrar à assessoria jurídica.  

 

Transparência – 23.11.2015

Bahia em 1º lugar entre os
estados mais transparentes

 

(Da Assessoria de Comunicação do Governo Estadual)

A Bahia ocupa 1º lugar no ranking de ‎transparência e cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). A colocação é da Escala Brasil Transparente (EBT), pesquisa realizada pela Controladoria-Geral da União - CGU, e apresentada na última sexta-feira (20).

O índice da análise mediu o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros, entre agosto e outubro de 2015. A pesquisa avaliou pedidos de acesso à informação sobre assuntos referentes às principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social.

O outro requisito avaliado foi o desempenho e o cumprimento às normas legais e efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva). Os entes avaliados receberam nota de zero a dez pontos, calculada pela soma dos dois critérios.

Com nota máxima, a Bahia está entre os estados mais transparentes do país, ao lado do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal.

 

Repercussão – 22.11.2015

Leitores perplexos com
nota contra este site

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Leitores estão nos procurando para manifestar perplexidade diante do teor autoritário e arrogante da nota em que o major Irlando Oliveira (CIPM-BA) atacou nosso comentário “Foguetório, óbito e barbárie!” (12.11.2015).

Uns perguntam por que outros blogs destacaram tanto a nota sem publicar o texto atacado. Talvez por desconhecimento técnico ou mero alinhamento ao pensamento do policial. Ficaram devendo a seus leitores!

Sobre a morte do assaltante, o ex-vice-prefeito de Livramento, João Cambuí, disse que “o mínimo a ser feito, pelas autoridades, até para se evitar suspeitas, seria investigar e divulgar as reais circunstâncias do ocorrido”.

O advogado Edson Trindade disse que achou “muito estranho um representante do Estado emitir nota com teor de ódio que salta aos olhos”. E fez a pergunta abaixo ao major, no l12.com, retirada do ar, logo em seguida:

“Porque o rapaz que morreu (...) não foi levado para o hospital local, antes, já que estava machucado, pois como o senhor mesmo disse, ele havia caído de uma ribanceira e isso foi a causa da morte (...)?”

Outro leitor, Ricardo Neves, disse que ficou “abismado com a arrogância e prepotência do conteúdo da nota divulgada pelo Major PM”.

O blog l12.com, cujo dono é o policial Marcos Santos, subordinado do major, divulgou a nota primeiro. Mas agiu de forma que não condiz com a preferência que diz ter dos leitores.  Introduziu a nota com acréscimos extras.

Ao veicular o ataque do chefe, Marcos Santos fez a seguinte introdução: “o major considerou o conteúdo produzido pelo jornalista como uma atitude um tanto antiquada de se usar meios de comunicação para fazer politicagem”.

Mas isso não consta da nota. A frase do comandante foi: “Uma forma anacrônica de se fazer política!”. Citou que o major “considerou no mínimo ‘imprecisa e leviana’ a reportagem exibida no blog O Mandacaru da Serra”.

O major, ainda que tivesse pensado assim, também não fez essa consideração, muito menos usou a expressão “imprecisa e leviana”. E O Mandacaru não é blog, mas um site jornalístico, e não foi reportagem, foi comentário

O l12.com fez questão de nominar o jornalista, embora a nota não o fizesse. Estampou manchete afirmando que o major “diz que jornalista Raimundo Marinho ‘tentou induzir leitores’ a erro”. O major não disse assim.

A frase correta, constante na nota, é “induzindo os leitores a entenderem que uma matéria tem ligação com a outra (...)”. O l12.com também vetou todos os comentários dos leitores sobre o assunto, inclusive o nosso.

Aos que seguem este site, digo que, amparado no estado democrático de direito, sempre me empenharei para que filhos de Deus unam-se numa sociedade de vida e nunca rolem pelas ribanceiras da morte!

 

Esquecidas – 21.11.2015

Três efemérides
ficam sem destaque

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Três significativas efemérides históricas transcorreram, este mês, sem as reverências merecidas, incluindo Livramento de Nossa Senhora: Proclamação da República (15), Dia da Bandeira (19) e Dia da Consciência Negra (20).

Em Livramento, parece que apenas Justiça Eleitoral e Banco do Brasil içaram o pavilhão nacional, dia 19. Só para lembrar, a Proclamação da República derrubou o imperador Pedro II e pôs fim à Monarquia (1822-1889).

A bandeira que representava o Império, desenhada por Debret, foi substituída pelo pavilhão republicano, feita por Décio Vilares, ganhando data comemorativa, no novo regime.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil, em 20 de novembro, foi criado em 2003.  Ganhou expressão nacional pela lei nº 12.519/2011. É feriado em várias cidades e estados brasileiros.

A data, que coincide com a morte de Zumbi dos Palmares (1695), considerado maior líder da resistência escrava no país, foi instituída também para estimular as reflexões sobre a questão racial no Brasil.

 

Conselho – 22.11.2015

Segurança Comunitária

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O comando da 46ª CIPM-Bahia, que fica em Livramento de Nossa Senhora, por seu titular o major PM Irlando Oliveira, programou uma reunião no dia 23 deste, 19h, na Câmara de Vereadores, para “sensibilização e futura instalação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG), na cidade”.

Informa que serão discutidos assuntos como estatuto e objetivos da entidade, bem como a composição de chapas para futura eleição de dirigentes e conselheiros. Acrescenta que os conselhos de segurança destinam-se a buscar soluções nessa área, nas respectivas comunidades.

Apoiam a polícia estadual, nas relações comunitárias, aderindo “às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança”.

Mas a iniciativa do comando da PM, de instalar o CONSEG em Livramento, está sendo contestada por Artur Moura e Silva Neto, dizendo que o conselho já existe e do qual é presidente.

Não sabemos se ainda existe, mas, de fato, a entidade já funcionou na cidade. Seria, então, o caso de apenas ser regularizado, a partir de entendimentos com seus integrantes, posto tratar-se de funções eletivas.

 

Artigo – 17.11.2015                                     

105 anos de Rachel de Queiroz

A que foi avó, sem nunca ter sido

Fortaleza: 17.11.1910 - Rio de Janeiro: 04.11.2003

 

Márcia Oliveira

E, de repente, o tempo me desperta para escrever sobre Rachel de Queiroz, que tive o prazer de conhecer na Bienal Nestlé de Literatura, em Salvador, no final dos anos oitenta.

Lá estavam, também, outros grandes autores brasileiros, como Jorge Amado, Zélia Gattai, Adonias Filho, Ricardo Ramos (filho de Graciliano), João Ubaldo Ribeiro entre outros. Rachel chamava a atenção pelo carisma, o sorriso largo, jeito de “mãe” que tem um colo gostoso e cheiro de flor.

Estava ali a escritora nordestina, longe, muito longe do semblante exibicionista por ter sido a primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras (1977).

Falou sobre sua vida, o engajamento político, a vasta e rica obra literária, entre elas, a mais famosa O Quinze, que escreveu aos 19 anos. Com ternura, comentou sobre a crônica A arte de ser avó.

Naquele momento, pensei: Rachel só teve uma filha, que faleceu aos 18 meses de vida, como conseguiu relatar dados tão significativos sobre o papel de avó?

Logo, ela respondeu que praticamente terminou de criar sua irmã caçula, Maria Luiza, a quem tinha como filha e se sentia a verdadeira avó dos filhos dela.

Anos mais tarde, elas escreveram um livro de memórias, por insistência de Maria Luiza, intitulado Tantos Anos.

Quando li As Três Marias, notei que havia dados biográficos de Rachel de Queiroz, na passagem em que ela coloca na voz da personagem Maria Augusta (Guta), o desejo de ser mãe:

"Começava a pensar nesse filho, nesse meu filho possível que ainda era apenas uma ameaça, que seria dentro em pouco uma coisa quente e viva dentro de mim: o que seria, sentir as mãozinhas dele me arranhando o colo, dormir com aquele doce peso nos braços?

Um filho, sempre me reclamando, me exigindo, que nunca me dispensasse, não pudesse passar sem mim, não me deixasse nunca.

E pensando nele, em geral perdia o medo."

Eu não conheci minhas avós, talvez seja por isso que eu tenha tamanha frustração por não ter doces lembranças que elas deixam registradas na vida dos netos, como contar histórias, fazer cafuné, protegê-los daquela palmada ameaçada pelos pais, as brincadeiras, costurar roupinhas para as nossas bonecas, estrondosas gargalhadas, as guloseimas que somente as avós conseguem colocar um ingrediente especial: o amor! Elegi Vó Nenza (Beatriz Cambuí), vizinha e amiga da minha família, como avó querida e tenho por ela um imenso carinho!

Na terna A arte de ser avó, Rachel conseguiu expressar toda verdade que existe na relação de cumplicidade, sabedoria, serenidade e doçura entre avós e netos.

Há um sabor diferente quando a vida coloca em seu caminho a honrosa missão de ser avó, independente da idade, raça, condição social, porque se torna mãe duas vezes, só que, nesta situação, se distancia da obrigação que só a mãe tem, que é a de educar os filhos.

A avó não quer de maneira nenhuma competir com o ser materno, pelo contrário, se torna um porto seguro na família, mesmo que se diz por aí que “avó deseduca”. Não, são os avós que nos levam de volta ao começo de tudo!

Muitos de vocês, leitores, trazem na memória afetiva a imagem dos avós que em outros tempos embalaram seus dias nas doces ilusões da vida! Sei, também, que outros tantos avós, se identificam com as palavras que Rachel de Queiroz escreveu neste brilhante artigo A arte de ser avó:

“E quando você vai embalar o neto e ele, tonto de sono, abre um olho, lhe reconhece, sorri e diz "Vó", seu coração estala de felicidade, como pão ao forno.” Concordo com ela, quando disse “Falam que o tempo apaga tudo. Tempo não apaga. Tempo adormece”. E faz você sentir que ser avô, ser avó, “ Hoje é relíquia: não tem dinheiro que pague.” (imagens da internet)

Leia  A arte de ser avó, em:

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/r/rachel03.htm

 

Liberdade de Imprensa – 16.11.2015

Respeito ao direito
de cidadania!

 

Major Irlando: ira contra comentário

Raimundo Marinho
Jornalista

O major Irlando Oliveira, comandante da 46ª CIPM, a título de responder este site, escreveu nota, enviada a outros sítios, em que faz considerações pessoais acerca de comentário que aqui subscrevemos.

Porém, não a enviou ao O Mandacaru. Saiu dos seus cuidados para se indignar e responder o que não lhe foi imputado. O texto referido não cita seu nome ou de comandados e nem da briosa Polícia Militar.

Não foi uma matéria, como ele insistiu em dizer, mas um comentário, assim explicitado no topo do texto, escrito no sagrado direito de cidadania e da liberdade de expressão, consagrados na Constituição Federal.

Quem não distingue “comentário” de “matéria”, pode alongar-se em interpretações distorcidas. O ilustre PM deu a conhecer um surpreendente autoritarismo, até mesmo destoando da corporação a que pertence.

Na parte policial do nosso comentário (Foguetório, óbito e barbárie!), não há a mínima ofensa a quem quer que seja, que pudesse justificar tanta ira do comandante, mesmo ante a “escória social” que ele nominou.

Destacamos, sim, a morte de uma pessoa, por acaso assaltante, que não havia matado ninguém e já se encontrava preso e custodiado pelo Estado, nas dependências da polícia civil, como foi divulgado.

Os assuntos que comentamos estão muito bem delineados e os leitores habituais deste site com certeza não fizeram as ilações que o major fez.  E são inteligentes o suficiente para entender e criticar nossas publicações.

Queria lembrar que a expressão “escória social”, além de não constar dos “postulados dos direitos humanos”, no que o PM declara-se pós-graduado, soa muito forte e choca a comunidade, quando dita fora do quartel.

Depois de me confundir com políticos e dizer que sou ignorante (não sei que a PM é do Estado), ele explicou que o “facínora” morreu na delegacia “em razão, quiçá, da queda na ribanceira!”, quando tentava fugir.

Clique aqui para ler a nota irada do Major PM Irlando Oliveira>>

 

Experiências – 16.11.2015

Alunos da Dona Tina terão
projetos na Feira de Ciências

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Três projetos dos alunos da Escola Dona Tina, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, estarão na 5a Feira de Ciências da Bahia, de 2 a 4 de dezembro, promovida pela Secretaria Estadual da Educação, em Salvador.

Faz parte do Programa Ciência na Escola, Gestar na Escola, Pacto Ensino Médio e EMITEC, desenvolvido por professores da rede estadual. A escolha da Dona Tina foi em 18 de setembro, na Feira de Ciências e Matemática.

Foram enviados cinco projetos à SEC, que selecionou três, que vão se juntar aos das demais escolas estaduais. Os três são: Guindaste Hidráulico (7º matutino), Iridologia (8º matutino) e Aquecedor Solar (EJA- Eixo VII).

Segundo a professora Neide Castro, na Escola Dona Tina, “os professores orientadores ajudaram na elaboração do projeto escrito e a parte prática foi feita pelos alunos, nas aulas de Ciências e Matemática”.

Para alunos do 6º ao 9º, o tema foi divulgação científica, para os do ensino médio, o desenvolvimento tecnológico e incentivo à pesquisa. Os projetos enviados à SEC foram escolhidos por um corpo de jurados, na escola.

Entre os objetivos estão a formação dos professores e a inserção dos alunos na iniciação científica, nas transformações escolares, inovações, interação, cooperação e, quem sabe, o despertar para uma nova escola.

Clique aqui para conhecer um dos projetos>>

 

Falecimento – 15.11.215

Livramento perde um
ser querido: “Meirão 70”

Faleceu por volta de meio dia deste domingo, em sua residência, o ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia,  Antônio Meira Vilasbôas, aos 94 anos de idade. Seu corpo está sendo velado no Paço Municipal e o sepultamento previsto para as 10h de amanhã, dia 16, no cemitério local.

A Câmara de Vereadores, por seu presidente Paulo Roberto Lessa Pereira, divulgou nota de profundo pesar, na qual lamenta a perda e externa a consternação da Casa Legislativa. Também destaca que Antônio Meira “foi um dos mais jovens prefeitos de primeiro mandato do país”, aos 25 anos, de maio de 1946 a maio de 1947.

Em 23.02.2011, mês em que completou 90 anos, O Mandacaru publicou uma matéria em homenagem ao ex-prefeito. Releia, abaixo:

“Meirão 70” faz 90 anos!

“Meira”, “Seu Meira” ou, como se popularizou na política, “Meirão 70”, ou ainda, Antônio Meira Vilasbôas (foto), como foi batizado, completou 90 anos de idade, em 11 de fevereiro de 2011, quando recebeu bonita e carinhosa homenagem dos familiares e amigos mais próximos. Ele foi prefeito, por duas vezes, do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Ex-prefeito festeja 90 anos - O ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Antônio Meira Vilasbôas, completou 90 anos de idade, dia 11 deste mês, e foi carinhosamente homenageado por seus familiares e amigos. Ele governou o município por duas vezes, de 14.05.1946 a 31.05.1947 e de 01.02.1971 a 31.01.1973. Da primeira vez, tinha 25 anos de idade, voltando ao cargo 25 anos depois.

O “Meirão 70” vem do slogan usado na campanha para o segundo mandado. Pessoa carismática e muito estimada, foi considerado um político dinâmico e apaziguador. Consta que não discriminava adversários e honrou o cargo máximo do município, que ocupou em dois períodos. Trabalhou, também, como garimpeiro, agricultor, caminhoneiro e comerciante.

Segundo relato enviado pela família, “Seu Meira”, filho de Gentil de Castro Vilasbôas e Alice Meira Vilasbôas, nasceu na Fazenda Umbuzeiro, dos avós Probo de Castro Meira e Francisca de Alves Meira. Os pais moravam na então Praça da Bandeira, hoje Hélio Pascoal, e ali Antônio Meira cresceu, ao lado dos irmãos Lourdes, Raimundo, Lili e Clarice.

Estudou em Caetité e retornou a Livramento, tendo se casado com Arminda Alcântara. Da união, nasceram os filhos Verbena, Antônio, Maria do Livramento, Marlene, Enaide, Nildes, Sônia e Gentil. Hoje tem 15 netos e dois bisnetos. Nesta idade vitoriosa, a família aproveita para lhe desejar, de público, saúde e muita paz.

 

Proclamação – 15.11.2015

Res publica, proclamada
pilhada e profanada!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

"Proclamação da República", 1893, óleo sobre tela de Benedito Calixto (1853-1927). Acervo da Pinacoteca Municipal de São Paulo

Em 15 de novembro de 1889, proclamava-se a República. Hoje, 126 anos depois, pilha-se e profana-se a República. Embora domingo, hoje é feriado nacional. República, do latim res publica, coisa pública, bem do povo.

Vamos cuidar dela, portanto. Na época, foi um levante político-militar, que derrubou a monarquia, pelo que teve adeptos e opositores. Era imperador D. Pedro II que, a despeito de ser brasileiro, foi expulso do país.

O ato proclamatório deu-se na hoje Praça da República, no Rio de Janeiro, sob o comando do marechal Manuel Deodoro da Fonseca. Ele formou um governo provisório do qual era o presidente.

Integrou o governo: marechal Floriano Peixoto (vice-presidente) e os ministros Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e Eduardo Wandenkolk.

(Fonte consultada: wikipedia.org)

 

TCM-BA – 15.11.2015

Mera incoerência ou
há outra explicação?

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que aprova a prestação de contas da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, assinado pelo presidente da Corte, Francisco de Souza Andrade Netto, e o relator Cláudio Ventin,  concluiu nos seguintes termos:

“(...) vota-se pela emissão de Parecer Prévio no sentido de APROVAR, porque regulares, porém com ressalvas, as contas da Prefeitura Municipal de LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA , relativas ao exercício financeiro de 2014 (...)” (o grifo em negrito é nosso).

Em seguida, determina “(...) a emissão de DELIBERAÇÃO DE IMPUTAÇÃO DE DÉBITO, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 06/91 e do estatuído no art. 13, § 3º, da Resolução TCM nº 627/02, tendo em vista as irregularidades praticadas pelo Gestor (...)”. (grifo nosso).

E ainda exemplifica as irregularidades: “falhas técnicas na abertura e contabilização de créditos adicionais”; “o Termo de Conferência de Caixa, indo de encontro ao disposto no art. 9 º, item 20, da Resolução TCM nº 1.060/05 (alterada pela Resolução TCM nº 1.323/13)”; “insignificante cobrança da Dívida Ativa Tributária”;

“relatório de Controle Interno não atende às exigências legalmente dispostas no art. 74, da Constituição Federal e art. 90, da Constituição Estadual e da Resolução TCM nº 1120/05”; “infringência ao disposto no art. 20, inciso III, alínea “b” da Lei Complementar nº 101/00 (PESSOAL)”; “não cumprimento do disposto na Lei Complementar nº 131/09 – Transparência Publica”.

Nunca se viu tão flagrante contradição, que chega ao ápice quando fundamenta a “emissão de DELIBERAÇÃO DE IMPUTAÇÃO DE DÉBITO”, com os seguintes “considerandos”:

(...) Considerando as irregularidades praticadas pelo Sr. Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, Prefeito do Município de Livramento de Nossa Senhora, durante o exercício financeiro de 2014, todas elas devidamente constatadas e registradas no processo de prestação de contas nº 08324-15, sem que, contudo tivessem sido satisfatoriamente justificadas;

Considerando que ditas irregularidades atentam, gravemente, contra a norma legal e contrariam os mais elementares princípios de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial (...)”. (grifamos)

Por seus próprios termos, o parecer que aprova as contas de 2014 do prefeito Paulo Azevedo ostenta assustadora leviandade. Não sem razão, mobiliza-se, na Assembleia Legislativa, pela extinção desse Tribunal.
 

No vermelho – 15.11.2015

Prefeitura há dois anos com
patrimônio líquido negativo

 

Raimundo Marinho
Jornalista

Há dois anos seguidos, a Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, apresenta balanço patrimonial no vermelho, com patrimônio líquido (diferença entre ativo e passivo) negativo em R$19.822.065,00 (2014) e R$22.994.816,00 (2013).

Confirmando o desequilíbrio financeiro, acumulou, em 2014, restos a pagar de R$4.823.707,00, incluindo exercícios anteriores, para uma disponibilidade de apenas R$2.634.383,00. Com isso, empurrou um déficit de R$2.189.323,89 para 2015.

Apesar de apresentar superávit orçamentário e de caixa, o quadro é de insolvência, que, no entanto, tende a melhorar para 2016, segundo o otimismo do prefeito. Esses dados estão na análise feita pelo TCM.

A prefeitura manteve-se, também, em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n. 101/2000), excedendo a folha de pessoal em 57,54% (2014) e 55,66% (2013). O limite legal máximo é 54%.

O excesso é motivo grave para rejeição das contas, ainda mais em dois exercícios seguidos, mas o TCM condescendeu. Diferente, por exemplo, da Prefeitura de Malhada de Pedras, cujas contas foram reprovadas.

Muito contribuíram para o excesso os salários mensais da cúpula administrativa, de R$25.200,00 (prefeito), R$12.600,00 (vice-prefeito) e R$6.012,00 (secretários), fixados pela Lei Municipal n. 1.179/2012.

Números animadores só nas despesas com Educação e Saúde, que ficaram acima das obrigações constitucionais, 26,31% e 22,03%, respectivamente, parecido com 2013, com 27%, na educação e 23,1%, em saúde. Os respectivos limites mínimos são 25% e 15%.

São visíveis os sinais da má gestão, incluindo o acúmulo de obras inexequíveis no tempo que falta de governo. Obras, diga-se de passagem, importantes, como pavimentação de ruas no bairro Benito Gama e das ligações viárias Avenida Nelson Leal/Taquari e Polivalente/Estocada.

 

Comentário – 12.11.2015

Foguetório, óbito e barbárie!

 

Paulo Azevedo: contas aprovadas

Raimundo Marinho
Jornalista

Dois fatos pontuaram-se em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, semana passada. O foguetório supostamente para festejar a aprovação das contas municipais e o assalto a uma joalheria, sábado, dia da feira semanal.

Ocorrências comuns, todavia, mas algo nelas incomoda e, se bem pensado, até apavora: a falta de reação dos cidadãos. Pois possuem um quê de grave, revelador da nossa alienação diante da realidade em que vivemos.

Têm potencial para indicar baixa percepção dos perigos sociais que nos cercam e certo alheamento da nossa condição espiritual. Ou será que os ditos fatos não merecem reflexão alguma? Penso que merecem!

TRAMPAS E PEDALADAS

Os gestores públicos atuam, ou devem atuar, dentro do primado da lei. E é segundo os ditames dessa lei que fazem a prestação de contas. Não é uma loteria por cujo resultado se espera ansiosamente.

É matemática, é certeza, devendo o Tribunal de Contas atuar apenas como conferidor isento.  O gestor é obrigado a enviar a prestação sabendo que as contas estão nos padrões corretos, sem possibilidade de reprovação.

Para isso, dispõe do arsenal técnico e legal necessário. Mas distorcem e realizam as mais sórdidas trampas e “pedaladas contábeis”, tentam driblar as leis e ficam torcendo para o Tribunal “engolir a mosca”.

Os mais ousados conseguem “seduzir” os tribunais. Quando, a despeito de todas as artimanhas urdidas, as contas são aceitas, torna-se motivo de comemoração, de foguetório, pelo gestor ímprobo e seus áulicos.

No caso de Livramento, o prefeito sabia do seu débito histórico de quase um milhão de reais, pela improbidade. E o TCM aprovou as contas, mesmo afirmando haver irregularidades que atentam “gravemente, contra a norma legal e contrariar os mais elementares princípios de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial”.

Então, temos de dar razão ao prefeito: tinha que festejar!

A BARBÁRIE

Rafael Machado: morte na delegacia

Igualmente chocante foi o desfecho, nas dependências policiais, com os autores presos, do assalto à joalheria. Dois jovens meliantes entram calmamente na loja, pegam e levam tudo que querem. Fogem e são perseguidos pela polícia.

Foi divulgado que seriam de Salvador e teriam se deslocado diretamente para praticar o crime, na dita loja, em Livramento, a cerca de 700km de distância. Como foram atraídos para tão longe, com essa meta definida?

Faltam explicações! Mas o pior é que, como publicado pelos blogs, a autoridade policial teria declarado, com arrepiante simplicidade, que um dos delinquentes [Rafael Santos Machado] “veio a óbito”.

“Veio a óbito”, constatado pelo Samu, na própria delegacia, onde se encontrava já custodiado pelo Estado! E o chefe de polícia teria acrescentado: “ainda não temos o que motivou o óbito”.

Mas ninguém “vai a óbito” do nada. Algo lhe provocou a morte, enquanto estava sob a custodia do Estado, que responde pela integridade física e a vida dos presos! Se isso não ocorre, oficializa-se a barbárie!

 

Campanha – 12.11.2015

ABI apoia campanha
nacional contra corrupção

 

Raimundo Marinho
Jornalista

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) aderiu à campanha intitulada “10 Medidas contra a Corrupção”, no Brasil, encabeçada pelo Ministério Público Federal, que está mobilizando instituições e cidadãos Brasil a fora.

Visa coletar um milhão e meio de assinaturas para viabilizar projeto de lei que amplia o combate à corrupção no pais, sobretudo criminalizando atos hoje salvos da lei, como o “Caixa Dois” das campanhas eleitorais.

Último dia 9, o presidente da ABI, Walter Pinheiro, recebeu na sede da entidade, em Salvador (foto), a procuradora federal Melina Castro Montoya, a quem entregou carta de apoio à iniciativa, além de assinaturas de diretores.

No documento, a ABI destaca que “apoia toda iniciativa voltada, dentro do primado da lei, para a proteção da res publica, das liberdades individuais e, em especial, as de combate permanente aos atos de corrupção”.

Participaram, ainda, da recepção à procuradora federal os diretores da ABI Luís Guilherme Pontes Tavares, Nelson José de Carvalho, Raimundo Marinho dos Santos, Romário Gomes e Geraldo Vilalva.

Leia mais em: http://www.abi-bahia.org.br/abi-oficializa-apoio-a-campanha-nacional-contra-a-corrupcao/

 

Contas não pagas – 11.11.2015

Prefeito lidera multas e
ressarcimentos no TCM

 

Paulo Azevedo: R$1.006.062,00

Raimundo Marinho
Jornalista

O Parecer Prévio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), processo 08324-5, que aprovou, com ressalvas, a prestação de contas do prefeito Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, exercício 2014, de Livramento de Nossa Senhora, traz uma revelação surpreendente.

Agentes políticos do município devem aos cofres públicos R$1.322.473,00, referentes a multas e ressarcimentos imputados pela Corte de Contas, desde 2003. São pelo menos 19 devedores, a maioria vereadores e ex-vereadores.

Mas o campeão é justamente o prefeito Paulo Azevedo, com 76% do total, ou seja, R$1.006.062,00, incluindo a multa e o ressarcimento referentes às contas de 2014, de R$60.000,00. Os valores e nomes dos devedores estão listados no parecer do TCM, disponibilizado no site da corte.

Os inadimplentes vem apostando na prescrição do débito, para não quitar as penalidades impostas, mas o Tribunal adverte que a não cobrança, pelo gestor, inclusive judicialmente, viola o dever de eficiência, ensejando improbidade administrativa, sujeita a penalização civil e ou criminal.

O TCM revelou certa condescendência e contradição, ao argumentar que a decisão de imputar ao prefeito recente multa de R$5.000,00 e ressarcimento de R$55.000,00 fundou-se em irregularidades “que atentam, gravemente, contra a norma legal e contrariam os mais elementares princípios de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial”.

No entanto, aprovou as contas, o que se revela contraditório. Foi algo parecido com o exercício de 2013, quando a Corte elencou 11 irregularidades, para justificar a rejeição das contas. O prefeito pediu reconsideração, o Tribunal reconsiderou apenas três das irregularidades, mas reformou toda a decisão e deu as contas por aprovadas.

Clique nos links abaixo e leia mais:

. http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2015/marco.html
. Parecer Prévio do TCM referente à prestação de contas de 2014
. Deliberação da imposição de multa e ressarcimento ao prefeito

 

Premiado – 10.11.2015

Um garoto no
Mundo da Leitura!

 

Raimundo Marinho
Jornalista

O garoto Davi Francisco Teixeira, 9 anos, de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, e a cearense Maria Helena Nogueira, 8 anos, brilharam na programação alusiva aos 10 anos  do programa Mundo da Leitura, exibido pelo Canal Futura.

Concorrendo com crianças de todo Brasil, os dois foram os vencedores da promoção denominada Viagem ao Mundo da Leitura, para escolha do melhor desenho sobre o 10o aniversário do programa.

Como prêmio, foram convidados a visitar os estúdios da TV, na cidade de Passo Fundo (RS), onde participaram da gravação de um episódio especial do programa, que será exibido amanhã, 11 de novembro, às 11h.

Francisco é filho de Fernanda Teixeira e Valdinei Oliveira. É aluno do ensino fundamental I, na Escola Machado de Assis, em Livramento. Viajou com a mãe para Passo Fundo com tudo pago pela Fundação Roberto Marinho. Em seu desenho, ele representou figuras do programa: Mil Faces, a meiga Naty, o gato Gali-Leu, o rato Reco-Reco e a Ratazana.

O Mundo da Leitura é um projeto educativo da UPF (Universidade de Passo Fundo), voltado para o público infantil, com destaque para o estímulo à leitura e à produção de brinquedos com material reciclável.

Clique aqui e leia reportagem da mãe sobre a aventura do filho Davi

 

Eleitoral – 05.11.2015

Presidente do TRE-BA faz
biometria em Livramento

 

Raimundo Marinho

Jornalista

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador do TJ-BA Lourival Almeida Trindade, como sempre faz quando vem a Livramento de Nossa Senhora, onde reside, visitou, último dia 3, o cartório eleitoral local, sede da 101ª Zona.

Foi recebido pelo juiz eleitoral João Lemos Rodrigues e a equipe de funcionários, entre eles o chefe do cartório Guilherme Moreira de Souza. Na ocasião, observou o funcionamento da unidade, ouviu reivindicações e aproveitou para fazer seu recadastramento, já no sistema biométrico.

Guilherme Souza, des. Lourival Trindade e juiz João Lemos (esq. para dir.)

O juiz João Lemos Rodrigues, titular da Vara Criminal, que também responde, pelo Eleitoral, disse que a 101ª Zona Eleitoral está em dias, ou seja, sem nenhum processo pendente de decisão local. Iniciou o recadastramento pela biometria, em setembro deste ano, e realizará, de 16 a 20 deste mês, a campanha para alistamento de eleitores novos.

O cartório recomenda que quem for alistar-se pela primeira vez ou fazer qualquer atualização para ficar quites com a Justiça Eleitoral não deixe para a última hora, evitando o risco de ficar sem votar nas próximas eleições.

O recadastramento com a biometria não tem prazo para terminar. É uma técnica de identificação automática do eleitor, pelas impressões digitais, quando ele se apresentar para votar. Para isso é que as impressões são coletadas na hora do alistamento ou recadastramento.

 

Cemitério – 03.11.2015

Ali, tudo recomeça!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

Os cemitérios vivem cheios, de mortos! Será? No dia de finados, 2 de novembro, porém, enchem-se de vivos! Mas acho que por lá perambulam tanto vivos como mortos, separados por um véu muito tênue.

Talvez não existam mortos, somente vivos. Pena terem assassinado Cristo antes dele esclarecer o que quis dizer quando falou para o jovem que o queria seguir, mas pediu para antes enterrar seu pai, que havia morrido.

Dissera-lhe o Mestre: “Deixai que os mortos cuidem dos mortos”. Nem o jovem e nem ninguém entendera o que Jesus quisera dizer. Alguns até o taxaram de grosseiro: “Como mortos poderiam cuidar de mortos?”.

Jesus estava no mundo dos vivos e falava a linguem limitada dos vivos. Mesmo assim, nem sempre se fizera entendido. Mas agira de propósito, deixando o tema para debate futuro. Mas até as igrejas fogem dele.

Cristo, que costumava alertar “quem tiver ouvidos para ouvir ouça”, deixou essa questão muito clara, no encontro entre ele, Pedro, Tiago, João, Moisés e Elias (Mat. 17). Moisés e Elias há muito haviam morrido.

Como poderia, então, ter participado da reunião, assombrando os discípulos “vivos”? Simples, no mundo de Deus não há mortos, apenas vivos. E é assim, sem hipocrisias, que devemos ir aos cemitérios.

De que adianta reverenciar o morto que deixamos de respeitar, socorrer, acolher e homenagear, enquanto estavam conosco? “Quem tiver ouvidos para ouvir ouça” e “reconcilie com teu irmão, enquanto caminham juntos”.

Se os cemitérios servem para alguma coisa, será para nos alertar que é nos cemitérios que tudo recomeça, além, claro, para acolher com dignidade corpos de entes que nos foram queridos.

Então, preparemo-nos para recomeçarmos dali em diante e não de onde, um dia, rompemos com o Plano de Deus e deixamos de viver a vida terrena conforme a promessa que fizemos ainda no mundo espiritual.

 

Legado – 02.10.2015

A luta cobre-se de luto!

 

Márcia Oliveira

Professora

Podemos eleger outubro o mês do professor. E foram muitas as comemorações. Mas, este ano, em nossa Livramento, ele nos surpreendeu com três grandes desfalques, em nosso campo profissional.

Perdemos os mestres José Aparecido Lima Dourado, Águeda Caires e Leda Stela Tanajura. Nomes que jamais sairão do aconchego de nossa memória, pelo quanto deixaram como legado da árdua missão de ensinar. 

“Tudo na vida passa”, diz o adágio popular. Mas não passam em vão aqueles que tatuaram conhecimentos na alma de cada aluno com que foram presenteados. São nomes impagáveis, na agenda perpétua do saber.

Clique aqui para continuar lendo>>

 

Dia da Juventude – 01.11.2015

Jovens protagonistas!

 

Raimundo Marinho

Jornalista

“Os cristãos precisam conhecer profundamente o contexto no qual eles vivem, para pensar linhas de ação que construam uma sociedade mais fraterna, justa e digna para todos”.

Esse alerta do Papa Francisco inspirou o tema do Dia Nacional da Juventude de 2015, promovido pela CNBB, cujos temas são: “Construindo uma nova sociedade”, “Juventude e vida” e “Juventude e Política”.

Segundo o secretário Geral da CNBB, Leonardo Ulrich Steiner, de Brasília, as reflexões propostas para essa 30ª edição do DNJ foram inspiradas no tema da Campanha da Fraternidade-2015: “Igreja e Sociedade”.

O objetivo central foi o chamamento dos jovens para um efetivo protagonismo na Igreja e na comunidade, contribuindo para a construção de uma nova sociedade, a serviço da vida, da justiça e da paz.

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, o encontro foi no Clube Caiçara, reunindo mais de mil jovens, que participaram de uma mesa redonda, com o tema “Nós somos a igreja jovem, e construímos uma nova sociedade”.

Na mesa de debates estavam o vereador de Dom Basílio, Luís Eugênio, o professor Jerry Lima, de Livramento, o padre Marcelo Pires, de Abaíra, e o próprio bispo diocesano, Dom Armando Bucciol.

Seguindo o objetivo do DNJ, o destaque foi o convite ao jovem para o conhecimento, o interesse pelas decisões políticas, o exercício da cidadania e o desenvolvimento espiritual, no seio da sua Igreja.

Ao encerrar os debates, Dom Armando destacou a importância da escola para o futuro da sociedade, dizendo que a Igreja está pronta para colaborar. Frisou a necessidade de se valorizar e reconhecer o trabalho do professor.

Respondendo a uma pergunta do auditório, sobre as mudanças na Igreja, defendeu a fidelidade aos valores já consolidados, mas ficar sempre atento às mudanças advindas ao longo da história.