Transporte - 26.02.2011

Estudantes sem ônibus no Taquari

Os estudantes dos bairros Taquari e Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, que estudam no centro da cidade, estão revoltados com a decisão da Prefeitura de cortar o transporte do local. Estão sendo obrigados a irem à pé para as escolas. O único coletivo que atendia à região agora só atende o Benito Gama, mesmo assim somente à noite.

Segundo o vereador Almir Cândido, morador do bairro, os estudantes estão se mobilizando para reivindicar a volta do serviço e vão encaminhar um “abaixo-assinado”, nesse sentido, ao Ministério Público, à Justiça e à própria Prefeitura.

A medida causou estranheza à população local e foi denunciada, do plenário da Câmara Municipal, pelo vereador Paulo Lessa, na sessão de 14 de fevereiro, mas o problema continua. Sua fala surpreendeu até os colegas da situação, que apóiam o governo e se queixaram de não terem sido avisados da decisão.


Fica mais caro - 26.02.2011

Contrato de transporte sobe 59%

O serviço encolheu, como no caso dos bairros Taquari e Benito Gama, mas os custos do transporte escolar em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, aumentaram. De R$ 1.798.915,00, em 2009, subiu para R$ 3.044.962,00, em 2011, conforme pregões presenciais nº 001/2009 e nº 003/2011, cuja homologação está publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município.

A empresa contratada, a quem serão feitos os pagamentos, é a mesma: TRANSCOOB – Cooperativa dos Profissionais de Transporte de Passageiro em Geral da Região do Sudoeste da Bahia, declarada vencedora dos certames, e beneficiada com um reajuste de 59%, no intervalo de apenas dois anos.

 

Notícia - 26.02.2011

População promove quebra-quebra
em Valença (BA) e prefeito foge 

Veja notícia completa em:
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/02/25/populacao-promove-quebra-quebra- e-prefeito-foge-de-valenca-ba.jhtm

 

Aniversário - 23.02.2011

Meirão 70” faz 90 anos!

 

“Meira”, “Seu Meira” ou, como se popularizou na política, “Meirão 70”, ou ainda, Antônio Meira Vilasbôas (foto), como foi batizado, completou 90 anos de idade, em 11 de fevereiro de 2011, quando recebeu bonita e carinhosa homenagem dos familiares e amigos mais próximos. Ele foi prefeito, por duas vezes, do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Leia mais>>

 

 

Infecção inédita - 18.02.2011

Fungo ameaça pomares
de manga em Livramento

Por Raimundo Marinho

A forma de infecção em Livramento foi considerada inédita pela pesquisadora da Embrapa

A morte generalizada de mangueiras está preocupando produtores de manga do município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, um dos principais exportadores do Estado. O assunto não é novo e, segundo análises feitas em laboratórios da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em 2003, a causa é a chamada “morte descendente” ou “podridão seca da mangueira”, causada pelo fungo Lasiodyplodia theobromae.

O Mandacaru teve acesso, recentemente, ao relatório da inspeção fitossanitária, feita à época, pela pesquisadora da Embrapa Selma Tavares, onde consta que o processo de infecção, iniciado pelas raízes e que leva a planta à morte “é um fato inédito em pomares de manga no Brasil”. O relatório contém orientações técnicas destinadas a conter a doença, mas a mortandade voltou a preocupar.

O fenômeno é comparado, por algumas pessoas ligadas à mangicultura, à “vassoura de bruxa”, causada pelo fungo Moniliophtora perniciosa, da espécie dos basiodimicetos, que destruiu os cacauais da Bahia, estado que chegou a ser o maior produtor mundial. É considerada, portanto, patologia grave, principalmente por ser inédita em pomares de manga e poder atingir qualquer outra planta.

AS MAIS VULNERÁVEIS

As mangueiras mais vulneráveis tem sido as Tommy Atkins e Haden, variedades originárias da Flórida (EUA) e a Rosa, introduzida no Brasil pelos portugueses, a partir do Nordeste. A princípio, pensou-se que somente a variedade Rosa era vítima da infecção, em Livramento. Pensou-se até em sabotagem, por ser ela forte concorrente das outras variedades.

As plantas são infectadas pela raiz e vão secando os galhos e morrem com certa rapidez 

Sobre o que teria desencadeado a infecção, em livramento, o engenheiro agrônomo e fiscal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, Weber Aguiar, explicou que o fungo está presente no ambiente e somente as plantas debilitadas é que são acometidas com maior severidade, podendo provocar até mesmo sua morte. Citou que a debilitação pode ocorrer, dentre outros fatores, por adubação deficiente ou desequilibrada, stress hídrico (ausência ou excesso de água) e uso indiscriminado de produtos químicos indutores da floração.

Ele não hesitou em afirmar que, conforme diagnóstico da pesquisadora da Embrapa, em Livramento, a causa da doença, surgida em uma propriedade nos arredores da cidade, foi o uso exacerbado de paclobutrazol, mais conhecido como cultar, produto altamente tóxico, à base de chumbo, que estressa a planta e contribui para a indução da floração.

FACILMENTE DISSEMINADA

A infecção pode migrar, facilmente, entre plantas e pomares, pois os esporos do fungo são transportados tanto pelo vento como pela água, o que é agravado pela falta de barreiras preventivas e pela execução de manejos inadequados, incluindo a promiscuidade no uso de equipamentos. Salientou que a circulação de trabalhadores e outras pessoas, livremente, de uma roça para outra, assim como de veículos, entre eles caminhões, motocicletas e tratores, também contribui para propagação da doença.

Weber Aguiar: risco maior é das plantas debilitadas  

Esse é o risco da infecção se disseminar, inclusive para outras árvores. Sobre as orientações defensivas sugeridas pela técnica da Embrapa, Weber Aguiar informou que “a principal adotada foi o hábito de se desinfetar as tesouras de poda, principalmente nas grandes propriedades”. Mas não soube dizer “se continua a ser feito”, garantindo apenas que “no inicio, houve uma espécie de ação de choque e a doença entrou em período de controle”.

Citou, também, que “outra ação de controle muito difundida foi o pincelamento dos troncos das plantas com pasta cúprica”. Weber Aguiar acrescenta, ainda, que, para enfrentar o problema, “foi feito um trabalho de educação sanitária para alertar sobre os sintomas e riscos da difusão dessa doença, com distribuição de folhetos explicativos”. Ele acredita que haverá, brevemente, uma reavaliação dos níveis atuais de infecção dessa doença, a ser feita pela instituição na qual trabalha.

CULTURA PODE SER INVIABILIZADA

Sobre o risco da infecção pelo fungo Lasiodyplodia theobromae vir a inviabilizar a cultura da manga em Livramento, ele responde que “sempre existem riscos, mas a doença só manifesta severidade em plantas debilitadas e estressadas”, sugerindo, assim, que a situação pode tanto ser controlada como evitada.

O engenheiro agrônomo lembrou, ainda, que, em 2003, as ações foram desencadeadas porque existia um fórum local, que se reunia regularmente, denominado Grupo Gestor da Cadeia Produtiva da Fruticultura, formado por diversas entidades, e que pressionou as autoridades para que providências fossem tomadas.

Acrescentou que qualquer produtor que estiver com plantas apresentando, atualmente, algum sintoma relacionado com essa doença pode procurar o escritório da ADAB em Livramento, na Rua Ursino Meira Júnior, 266, Centro, e terá sua propriedade inspecionada, seguido da indicação das ações de controle recomendadas.

Mangueira, vista à distância, provavelmente infectada pelo fungo, já mostra galhos secos

. Leia sobre sintomas da infecção (Embrapa)

. Leia orientações técnicas da Embrapa (2003)

. Acesse http://www.mandacarudaserra.com.br/artigos/2007/artigos_abril.html, para ler o artigo ”Perigo que vem da manga” (O Mandacaru, 15.04.2007)

 

Obra abandonada – 10.02.2011

Um ano depois e as 181 casas no
Benito Gama não foram entregues

Há exatamente um ano O Mandacaru divulgou que um conjunto habitacional, com 181 casas populares, estava abandonado, no bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Apesar das obras terem avançado um pouco, as habitações continuam vazias, enquanto centenas de pessoas carentes procuram por um teto, no município. Na época, não encontramos os responsáveis pelo empreendimento. Nossas solicitações de informações à prefeitura local e ao Ministério das Cidades, órgão responsável pelo projeto, não foram respondidas.

Veja mais fotos>>

Leia reportagem anterior:

http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2010/fevereiro_2010.html

 

Campanha da Fraternidade – 08.02.2011

A criação geme em dores de parto”

Por Raimundo Marinho

D. Armando Bucciol promoveu o lançamento da CF 2011, na aula inaugural da Escola de Teologia para Leigos e, ao lado dos padres Nicivaldo Evangelista e José Figueiredo...

... fizeram reflexões sobre o tema, em mesa-redonda com os alunos do curso.

A frase do título foi pinçada da Epístola de Paulo aos Romanos (8, 22) para expressar a preocupação com a atual degradação da natureza, tema da Campanha da Fraternidade 2011, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sob o título Fraternidade e a Vida no Planeta.

A epístola não trata especificamente do meio ambiente, que não era motivo de preocupação na época, mas o apóstolo fala da degradação humana, fazendo um chamamento à redenção pela fé, esperança, reconhecimento do homem como filho de Deus e, principalmente, pela adesão aos ensinamentos de Jesus.

Fala das aflições daquele tempo: “Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”.

E destaca: “Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo”.

Os problemas ambientais de hoje são frutos do egoísmo do homem e de seu afastamento de Deus. Paulo escrevia a uma Roma então devassa e desvairada, distante dos ensinamentos cristãos. Quem tem fé e esperança em Deus e o ama de verdade não derruba árvores, não transforma animais em churrasco, não lança dejetos na água, não maltrata nem destrói a natureza.

A CF 2011 começará na quarta-feira de cinzas, 9 de março, mas a CNBB já começou a divulgá-la. Em Livramento, foi lançada no último dia 4, na abertura do ano letivo da Escola de Teologia para Leigos, da Diocese local, com reflexões sobre o tema, feitas pelo bispo D. Armando Bucciol e os padres Nicivaldo de Oliveira Evangelista e José Silva Figueiredo.

 

No texto-base da campanha, a CNBB análise exaustivamente a questão ambiental, no Brasil e no mundo. Faz considerações avaliativas do ponto de vista pastoral e científico, sugerindo as condutas preventivas e corretivas que entende necessárias. Alerta para o uso desordenado dos recursos naturais e os efeitos da sua exploração inadequada, afetando o equilíbrio ambiental e colocando em risco a vida no planeta.

Cita, por exemplo, que “segundo os padrões atuais de produção e consumo, não obstante as gritantes desigualdades, a humanidade consome um quarto a mais dos bens que o planeta pode efetivamente disponibilizar”. Lembra que os produtores não respeitam a natureza e “a maioria do capital acaba gerenciado por grupos de investimentos, aos quais somente interessa o lucro”.

O texto focaliza “a problemática do aquecimento global, suas conseqüências em nosso planeta e as atividades do ser humano que estão ocasionando ou no mínimo contribuindo para esta situação”. Por fim, atualiza o pensamento humano em relação ao projeto de Deus, ao conceber o mundo e suas criaturas.

Na aula inaugural da Escola de Teologia, foi dito, por exemplo, que a produção de um simples hambúrguer consome 11 mil litros de água, que a produção de carne é altamente nociva ao ambiente, pois os bovinos emitem gases com alto índice de toxidade.

Tanto que os países desenvolvidos preferem importar carne a produzi-la, enquanto no Brasil as autoridades se vangloriam de ser um dos maiores exportadores do mundo. Mas não esclarecem que o custo para se produzir um quilo de carne é infinitamente superior ao preço pelo qual ele é exportado.

Clique aqui para ler o artigo “Água-Virtual”, do engenheiro agrônomo José Otávio Carlomagno

 

Evangélicos - 04.02.2011

Show de forró falando de Deus

A banda Xote Santo realizou o primeiro show musical gospel de 2011, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, promovido pela Primeira Igreja Batista, que tem a orientação do pastor Ulisses Souza da Silva Filho. Cantando no autêntico estilo forró pé-de-serra, mas com temática evangélica, o grupo animou e encantou membros da igreja e convidados, dia 2, na Praça Zezinho Tanajura, que já se transformou em espaço de eventos da cidade.

Segundo o pastor Ulisses, o evento teve, entre suas finalidades, “oferecer opção de festa alegre, sem bebida e sem drogas e, principalmente, falando de Deus e de Jesus Cristo”. A Xote Santo é formada pelo vocalista Wilker e ex-músicos que tocavam e cantavam na noite de Brasília, até se converterem à religião batista. No momento, estão em turnê pelo Nordeste, que deverá se encerrar em Natal, no Rio Grande do Norte.

 

Começa ano legislativo - 03.02.2011

Quatro vereadores faltam à sessão

Plenário vazio: faltaram quatro vereadores na sessão de abertura do ano legislativo em Livramento de Nossa Senhora

Quatro dos nove vereadores faltaram à sessão de abertura do ano legislativo de 2011, dia 2, da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Os faltosos foram José Araújo, Paulo Lessa, Ilídio de Castro e João Louzada. Com o auditório lotado de visitantes, a sessão começou com 35 minutos de atraso, presentes os vereadores Aparecido Silva, Lafaiete Nunes, Marilho Matias, João Amorim e Almir Cândido.

Na mensagem de abertura, o prefeito Carlos Roberto Souto Batista destacou a relevância do Legislativo na vida do município, do estado e do país, tanto na função básica de legislar quanto de fiscalizar a ação do Executivo. Agradeceu o apoio recebido e manifestou a esperança de continuar nessa parceria em benefício da comunidade livramentense.

Carlos Batista destacou a importância do Legislativo

Carlos Batista anunciou a aquisição de uma patrol, para recuperar estradas municipais, um carro-pipa para apoio às comunidades nas estiagens e ônibus para o transporte coletivo, com recursos próprios da Prefeitura, além da construção e uma ponte que vai beneficiar as localidades de Cruz de Almas, Bem Posta e Barbosa, e uma quadra poliesportiva no povoado de Itanajé.

Sem mencionar os conteúdos, “para não gerar expectativas”, disse que mais 14 projetos estão em gestação e convidou a todos para visitar o Posto de Saúde da Família inaugurado no povoado de Itaguaçu, como obra genuína da administração municipal.

O prefeito informou, ainda, que os custos do Samu 192, em operação há cerca de dois meses, estão sendo integralmente bancados pelo município, inclusive quando atende a pacientes de outros municípios. Mas alertou para a necessidade da participação do Estado e dos outros municípios, sob pena de colocar em risco a manutenção do serviço.

Ao encerrar a sessão inaugural, o presidente da Câmara, Lafaiete Nunes, convidou a todos para as sessões da casa, às segundas-feiras, 16h. Anunciou que, doravante, as reuniões serão transmitidas pela Rádio Portal FM, de Livramento. Inicialmente, em resumos de cinco minutos e, posteriormente, com transmissões ao vivo.

Diferente do plenário, o auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado, a maioria de servidores públicos municipais

Artigo - 03.02.2011

Trânsito reclama solução urgente

Guto Tanajura (*)

Não é a primeira vez que tratamos desta temática, que há muito clama por solução das autoridades públicas.

Em Livramento de Nossa Senhora, os acidentes causados por veículos automotores são freqüentes, tanto na zona urbana quanto na zona rural, em sua maioria envolvendo motocicletas, inclusive, com vítimas fatais. Não raro, o SAMU (Serviço de Assistência Médica de Urgência) percorre estradas, ruas e avenidas para prestar socorro aos motoristas e transeuntes que se movimentam pela cidade desgovernadamente.

As conseqüências do trânsito são graves, provocando prejuízos materiais e pessoais incalculáveis, sobretudo quando pessoas são lesionadas gravemente, causando traumas que podem provocar a perda da sua locomoção.

Muito pouco foi feito pelas autoridades no sentido de prevenir os acidentes de trânsito, ou mesmo para proporcionar aos cidadãos se locomoverem com segurança pelas vias públicas. É forçoso reconhecer que foi colocado placas de sinalização vertical, notadamente no centro comercial, não sabemos à que custo, mas ainda é pouco se pensarmos em um sistema de trânsito eficiente e seguro.

Transitar pelas ruas e avenidas de nossa cidade com segurança não é fácil, o fluxo de carros, motos, bicicletas, veículos de tração animal é bastante intenso. Igualmente difícil é encontrar estacionamento no centro comercial, mais precisamente próximo aos bancos. O pedestre também é bastante prejudicado, notadamente crianças e idosos, que não conseguem transitar com segurança, especialmente nas praças Dom Basílio e João Marques.

É necessária uma intervenção urgente na Praça João Marques, local de grande fluxo de veículos e pessoas, próximo à feira livre, com comércios diversos, além de uma instituição bancária, no sentido de ordenar a área de estacionamento, com a instituição de um sistema de estacionamento rotativo, fixação de horário para carga e descarga de mercadorias, criação de estacionamento privativo de motocicletas, além de outras medidas capaz de promover o fluxo de pedestres e veículos com conforto e segurança, diminuindo o índice de acidentes.

Nossa cidade desponta como pequeno pólo regional, recebendo diariamente veículos de cidades vizinhas, que chegam à procura de órgãos públicos, instituições financeiras, comércios, serviços e porque não dizer de lazer, o que aumenta ainda mais e mais o fluxo de veículos pela nossa cidade, requerendo do poder público um planejamento sério quanto à gestão do trânsito.

Somente para exemplificar, bairros populosos de nossa querida cidade como estocada e taquari já reclamam por uma ordenação do trânsito que passa pela ligação da Avenida Dr. Nelson Leal ao Bairro do Taquari, desafogando o sistema viário na Avenida Leônidas Cardoso, e, no Bairro da Estoca, de uma ligação ao Bairro Polivalente, capaz de desconcentrar o trânsito na Rua Gonçalo Pereira e Silva.

Portanto, medidas urgentes devem ser adotadas no intuito de promover um sistema de trânsito seguro e digno de uma cidade que cresce a passos largos.

(*) Guto Rodrigues Tanajura é advogado

 

Aniversário – 01.02.2011

Livramento chega aos 90 anos

O município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, comemora, este ano, 90 anos de emancipação política, a serem completados no próximo dia 6 de outubro. Sob a coordenação da secretária de Governo Suzete Spínola, a Prefeitura está organizando a pauta de comemorações, que começou com a veiculação de uma logomarca alusiva à data no material de divulgação oficial. Também será lançado, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com a administração municipal, um selo postal igualmente fixando o transcurso do nonagenário. Da pauta deverão constar inauguração de obras, eventos culturais, sociais e esportivos, incluindo palestras, exposições, competições e homenagens, com o objetivo de mostrar a evolução e as conquistas da nossa terra, durante essas nove décadas.

Clique e veja mensagem sobre o 6 de outubro e resumo histórico do município:

http://www.mandacarudaserra.com.br/arquivo/2006/6outubro_poesia.html

 

Cultura – 31.01.2011

Jornada em homenagem a Begue

Filarmônica de Livramento, incluindo o grupo de flauta doce, homenageou antigos integrantes

Começou com romaria ao povoado de Canabrava, dia 27, véspera da festa de São Gonçalo, a VIII Jornada Lindembergue Cardoso e terminou com show de rock, dia 30, na Praça Zezinho Tanajura, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Idealizado e coordenado pelo médico José Caires Meira, o objetivo do evento musical é homenagear e preservar a memória do virtuoso maestro livramentense, autor de várias peças clássicas, que foi professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

Foram três dias de poesia, arte e cultura, com excelentes apresentações musicais de Carlos Pita, Osvaldo Bezerra, Tuzé de Abreu, Wilson Aragão, Paulinho Natureza, Ely Pinto, grupo de chorinho Camila, Suelen e Kelly, terno de reis de Dom Basílio, Guarás do Nordeste, cordel de Creuza Meira e Zé Walter Pires, Filarmônica de Livramento e seu grupo de flauta doce. Para encerrar, os roqueiros do Politrauma (Livramento) e Misantropia (Brumado).

Carlos Pita lembrou de Begue com .....Osvaldo Bezerra, "Rei do Brega": ....Ely Pinto: cover perfeito do
muita emoção
..............................................muito aplaudido.......................................saudoso Raul Seixas

O compositor, regente e professor Lindembergue Cardoso, filho de D. Aída e seu Godó, nasceu em Livramento e morreu prematuramente, aos 49 anos, em Salvador, em 1989. Deixou um grande legado musical e cultural, com inúmeras peças, cuja temática tem foco na inspiração vinda das lembranças da terra natal, onde ainda é muito querido e lembrado.

Um dos destaques da jornada foi o forrozeiro erudito Carlos Pita, que falou do seu prazer em visitar Livramento, a terra de Begue, de quem foi aluno. Ele disse que Livramento era uma “cidade musical” e que o maestro tinha um sentimento lindo por ela: “um sentimento de brasileiro, de homem do sertão e era isso que encantava em Lindembergue”, disse.

Jornada em homenagem a Lindembergue atraiu centenas de pessoas à Praça Zezinho Tanajura