livramento, mandacaru, o mandacaru, mandacarudaserra, chapada diamantina

 

28.10.2007

Um atentado à saúde e à vida

Consta que as obras de reforma do matadouro foram paralisadas por falta de recursos

O abate de animais é uma prática quotidiana de crueldade, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Juntamente com o comércio da carne transformou-se em um grave problema de saúde pública. Parte dele é feita na cidade, em matadouro com estruturas rudimentares, sem as condições higiênicas adequadas e utilização de métodos medievais.  Outra parte ocorre em quintais, no meio do mato ou às margens de alguma corrente de água, como na frente do próprio matadouro oficial, no Rio Brumado, onde semanalmente são abatidos principalmente porcos, cuja carne é consumida pela população.

Para agravar, os produtos vindos de todo o município e regiões vizinhas são expostos na feira livre local, ao ar livre, ou em boxes do “mercadão”, sem a refrigeração exigida pelas normas sanitárias. Nesse particular, não é diferente da maioria das demais cidades baianas. Quem costuma ingerir essas carnes corre o risco de adoecer e poderá ter dificuldades de descobrir a causa, tornando-se igualmente difícil encontrar os responsáveis.

A Secretaria Municipal da Agricultura iniciou, recentemente, a reforma do “matadouro” oficial, prometendo dotá-lo do que há de mais moderno no setor, mas a obra encontra-se paralisada. Segundo foi informado no local, faltaram recursos, o que denota ausência total de planejamento e de seriedade administrativa.

O pior, entretanto, é que, mesmo em obras, o abate continua no local, em condições ainda mais condenáveis, com a carne e os subprodutos expostos à contaminação, transformando a área em uma verdadeira “carniça pública”, com os notórios incômodos e riscos para a vizinhança e os consumidores. Nos últimos 30 anos, o município foi administrado por 18 anos pelo médico Emerson Leal e está completando mais três do médico Carlos Batista, mas ainda enfrenta problemas sanitários como este.

A carne é comercializada a céu aberto, ficando exposta aos riscos de contaminação

Não alimente essa crueldade. Clique aqui.

_____________________________________________________________

 

30.10.2007

> Clamor de uma mãe!

_____________________________________________________________

 

28.10.2007

Vem a insensatez e vai-se a praça

As árvores foram arrancadas e a praça destruida sem qualquer explicação da Prefeitura

Ali, havia uma praça. Não chegava a ser um jardim. Mas havia árvores, entre elas, a teimosa e resistente algaroba. Sombra por óbvio ali também existia. E gente ficava na sombra das árvores da praça. Gente que esperava a partida, gente que aguardava a chegada. Gente que ia buscar quem esperava. Gente que esperava quem ia buscar. Gente gosta de praça, gente quer praça. Gente que não fazia nada, apenas ficava, na praça.

Praça perde suas árvores e a sombra

Gente que só descansava, que olhava outras gentes que passavam. Gente é povo, o povo que a sombra da praça abrigava. E gente que nem tinha casa, e na praça morava. Da praça que é do povo. Ou pelo menos era... O poder público, que não é do povo, veio e destruiu a praça. Onde havia uma praça, onde havia gente na sombra das algarobas, ali, há, agora, somente escombros. Tiranos tiraram a sombra! Quem sabe, um dia, não tirarão, também o sol! E nem era bem uma praça. Ficou praça por falta de praça. Era um largo canteiro da Avenida Ulisses Cambuí Lima, em frente à Estação Rodoviária de Livramento de Nossa Senhora.

 

_____________________________________________________________

 

28.10.2007

Concluída reforma da Delegacia

Reformada, a sede da Delegacia de Polícia Civil voltou a atender pela porta da frente

O governo do Estado sensibilizou-se com o clamor da população de Livramento de Nossa Senhora-Ba e, finalmente, realizou a reforma do prédio-sede da Delegacia de Polícia Civil da cidade, no bairro do Taquari. A unidade havia chegado ao caos completo, como veiculado pelo “O Mandacaru”, a partir de denúncia feita pelo Conselho Comunitário de Segurança do Município, através de representação junto ao Ministério Público. A reforma incluiu a carceragem, aumentando a segurança dos presos, e as demais instalações. Resgatou a dignidade de prisioneiros e servidores. A situação havia chegado a tal ponto que a porta principal da Delegacia foi lacrada com tijolos, por falta de recursos para consertos. Os responsáveis pela obra estão de parabéns!

Clique aqui para ler matéria anterior.

_____________________________________________________________

 

28.10.2007

Meio ambiente, hora de refletir

Professores lotaram o espaço de eventos do D. Tina para ouvir sobre meio ambiente

O Sindicato dos Profissionais da Educação de Livramento de Nossa Senhora executou, no último sábado, dia 27.10.2007, mais um módulo do seu “Projeto Meio ambiente. Multiplicadores em ação. Conhecer, refletir e agir”, com palestra do agricultor e gerente aposentado do Banco do Brasil, Gerci Oliveira. O palestrante discorreu desde os comportamentos inadequados de pessoas que incomodam vizinhos e clientes de restaurantes com o som do carro em volume exagerado, até o inchaço e a favelização das áreas urbanas.

Gerci Oliveira: educar para mudar

Defendeu a educação como o principal meio de modificar comportamentos e levar as pessoas a se conscientizarem da urgente necessidade de preservação do meio ambiente e de um desenvolvimento que preserve a dignidade e as boas condições de vida dos seres humanos. Deu exemplos práticos e simples de ações como o respeito às filas em órgãos privados ou públicos que atendem o cidadão. Disse da urgência de se reverter o uso indiscriminado de agrotóxicos e o descarte de material plástico na natureza, lembrando que o modelo agrícola ultrapassado hoje existente entre nós é um dos fatores de aceleração da contaminação e poluição do meio ambiente. Afirmou que se encontra em cogitação a utilização de garrafas plásticas pelas cervejarias brasileiras, o que aumentará significativamente o descarte desses recipientes no meio ambiente.

 

> Página Política - Atualizada em 28.10.2007

> Leia e-mails recebidos pelo “O Mandacaru”

> Artigo - Atualizado em 28.10.2007

_____________________________________________________________

 

21.10.2007

“O senhor me perdoa prefeito,

... mas a água é para o ser humano, não é para a roça. O senhor me perdoa, o senhor é uma grande autoridade, no município. É caso de calamidade”. O apelo é do presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Bem Posta, Noberto Ferreira Pessoa, voltando a denunciar o descumprimento, por alguns moradores, das regras de utilização do sistema de abastecimento de água implantado pelo Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional-CAR, naquele povoado de Livramento de Nossa Senhora. Pelo regulamento, o consumo máximo é de 200 litros por dia, tidos como suficientes, mas algumas pessoas chegam a gastar até 10 vezes mais, irrigando plantações. Isso impede que a água chegue a mais da metade das residências.

Noberto Pessoa apela em nome
dos moradores

Ao pedir perdão, pela insistência, o pequeno produtor lembra que o prefeito Carlos Batista já interferiu duas vezes na questão e sempre voltou atrás nas providências prometidas. Na última vez, em 26 de agosto deste ano, segundo Norberto Pessoa, o chefe do Executivo havia pacificado os conflitos, e assegurou o pagamento de dois fiscais, indicados pela entidade dos produtores, para monitorar o sistema. Mas isso só funcionou por 15 dias, salientando que, quando foi solicitar o pagamento dos monitores, o prefeito negou-se a cumprir o prometido, alegando que a Prefeitura não estava “nadando em dinheiro”, que já fazia demais pagando a energia para bombear a água.

“Nóis paga iluminação pública e não tem luz nos postos. Pega, então, esse dinheiro para pagar a taxa de energia da bomba. O povo ta me cobrando, eu sou o presidente da Associação e to trazendo o pedido deles”. Nesse linguajar simples, Norberto Pessoa reforça o apelo, ao tempo em que denuncia o pagamento sem proveito da Taxa de Iluminação Pública, matreiramente denominada de “Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública - Cosip”, que a Câmara de Vereadores aprovou, mas não se preocupa em verificar para ver se o serviço está efetivamente sendo prestado.

(Solicitado a se manifestar, via e-mail e por telefone, através do Gabinete, até esta atualização o prefeito não havia respondido)

Clique aqui para ler notas anteriores sobre o assunto.

_____________________________________________________________

 

21.10.2007

Mais de 20% devem PRONAF

A seca poderia não ser problema para os moradores do povoado de Bem Posta, em Livramento de Nossa Senhora, se houvesse respeito às regras de utilização da água fornecida por um sistema local implantado pela CAR, controlado através de hidrômetro. A culpa não é só das autoridades que se omitem no apoio ao projeto, mas também de alguns usuários que insistem em desrespeitar as regras de uso coletivo da água, somente para serviços domésticos. Para beber, os moradores estão reivindicando das autoridades a abertura de cisternas que armazenam água da chuva, através dos telhados, e garantem o abastecimento por todo o período da estiagem.

Como em outras regiões do município, os pequenos produtores de Bem Postas vivem o drama da seca, sem poder plantar, sem ração e sem água para os animais. Para agravar a situação, muitos deles tomaram e não pagaram recursos do PRONAF, estando com o crédito cortado, justamente quando mais precisam. Norberto Ferreira Pessoa, presidente da associação que reúne os produtores, afirma que a situação é de calamidade e que não há como quitar as dívidas e pede que os bancos prorroguem os vencimentos.

Uns não pagaram por não poder, mas há os que não se preocuparam com isso. O resultado é uma inadimplência de 22%, no Banco do Nordeste; e de 10% no Banco do Brasil, segundo fontes dos dois estabelecimentos. A representante do BNB, Leda Falcão, explicou que os agentes financeiros necessitam receber o que emprestou para continuar emprestando a outros, lembrando que o crédito não é a fundo perdido, mas possui taxas simbólicas (0,5% a 3% ao ano). Segundo ela, quem já pagou ou não tomou ainda está com o crédito aberto e os inadimplentes devem procurar o banco para ver a possibilidade de renegociação.

_____________________________________________________________

 

21.10.2007

Liminar em favor da Prefeitura

A Justiça concedeu liminar de manutenção de posse em favor do Município de Livramento de Nossa Senhora, em ação que este moveu contra quatro assentados no perímetro irrigado do DNOCS, denominado Bloco II, nos arredores do povoado de Barrinha, onde prepostos municipais invadiram lavouras, alegando uso do poder de polícia, para abrir uma antiga estrada, que existia antes da desapropriação da área pela União. Em decisão provisória, a juíza Ana Maria dos Santos Guimarães entendeu que havia os pressupostos legais para a concessão da medida, mas os assentados confiam que a situação será revertida, quando for julgado o mérito, com exame mais detalhado da questão, pela Justiça.

Essa esperança assenta-se no fato, corroborado pela obviedade da lógica, de que a dita estrada deixou de existir desde o decreto desapropriatório do Poder Executivo federal, cujo mérito não cabia ser examinado no julgamento do pedido liminar. Na verdade, a posse indireta da área é da própria União, através do DNOCS, que lá assentou os então sem terra, que passaram a ter a posse direta, tornando, portanto, discutível a posse que o Município diz ter e que tenta provar com depoimentos dos seus próprios representantes e executores da reabertura, à força, da via em questão.

 

> Página Política - Atualizada em 21.10.2007

> Leia e-mails recebidos pelo “O Mandacaru”

> Artigo - Atualizado em 21.10.2007

 

_____________________________________________________________

 

O hasteamento das bandeiras marcou oficialmente a data magna do município de Livramento

 

10.10.2007 - Desfile cívico

Escolas alegram seis de outubro

O ponto alto das comemorações da data magna de Livramento de Nossa Senhora, 6 de outubro, em que completou 86 anos de emancipação política, foi o desfile cívico dos estudantes de escolas municipais e estaduais, iniciado às 16 horas. O cordão humano percorreu a Avenida Presidente Vargas, a principal da cidade, em cujas calçadas concentraram-se centenas de pessoas, indo concentrar-se na Praça Aloísio Short, onde foram encerradas as atividades com uma belíssima apresentação da fanfarra de Brumado, a Bandli, seguida da entoação do Hino Nacional.

Prefeito Carlos Batista comandou a solenidade oficial

Às 8 horas, o prefeito municipal, Carlos Roberto Souto Batista, acompanhado da primeira dama, D. Suzete Spínola Souto, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Marilho Machado Matias, presidiu o ato solene de hasteamento dos pavilhões nacional, do Estado e do Município, no Paço Municipal, em homenagem à data. O evento foi abrilhantado pela presença de pessoas da comunidade, estudantes e contou com a participação da Filarmônica Maestro Lindembergue Cardoso. Em seguida, foi celebrada missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora do Livramento.

No desfile cívico, as escolas, reunindo estudantes da sede e do interior do município, deram uma aula de cidadania. Os estudantes portaram faixas, cartazes e apresentaram coreografias com mensagens e apelos diversos. Os temas em destaque foram meio ambiente, segurança, educação, esportes, cultura e as potencialidades econômicas de Livramento. Brilharam, mais uma vez, as fanfarras: Águias da Escola Polivalente; Anfilófio Macedo, do Colégio João Vilas Boas; e as convidadas Banda Marcial Maestro Esaú Pinto, de Rio de Contas, e Bandli & Famub, de Brumado.

Clique aqui para ver mais fotos.

A propósito do 6 de Outubro

- Clique aqui e veja a mensagem -

_____________________________________________________________

 

10.10.2007 - Aniversário

PM faz seis anos em Livramento

Missa em ação de graças pelo 6º aniversário da 46ª CIPM, celebrada pelo padre Rinaldo

 

A 46ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, sediada em Livramento de Nossa Senhora, faz aniversário na mesma data de emancipação política do município, 6 de outubro, e este ano constou de missa em ação de graças, celebrada pelo padre Rinaldo e da inauguração da galeria de fotos da unidade, com seu fundador, tenente-coronel Salomão, que também festejou seus 50 anos de idade. O ato, presidindo pelo comandante da Companhia, major Denivaldo Campos, contou com a presença do prefeito Carlos Batista, do presidente da Câmara de Vereadores, Marilho Matias, e outras autoridades locais e de municípios vizinhos, entre estas o prefeito de Rio de Contas, Evilácio Miranda. A 46ª CIPM é ligada ao Comando de Policiamento da Região Oeste da Bahia e abrange também os municípios de Rio de Contas, Jussiape, Dom Basílio, Paramirim, Érico Cardoso, Caturama, Botuporã e Rio do Pires.

Major Campos presidiu a comemoração de aniversário

Os oradores da solenidade destacaram a importância da Companhia na região. O comandante Campos sugeriu que as próximas comemorações sejam realizadas em conjunto com as da emancipação do município, com todas as escolas e desfile militar, considerando ser uma lição de civismo e cultivo dos símbolos nacionais para os jovens. O prefeito Carlos Batista, que acatou a sugestão, disse que a PM elevou a qualidade de vida da população de Livramento e colocou-se à disposição para colaborar com o trabalho da unidade. O presidente da Câmara, Marilho Matias, historiou a vinda da PM para Livramento, dizendo que a firmeza dos seus comandantes foi decisiva para o êxito das ações que vem empreendendo.

Homenageado na oportunidade, o tenente-coronel Salomão, fundador e ex-comandante da 46ª Companhia, emocionou-se ao fazer uma retrospectiva dos fatos envolvendo sua vinda e atuação em Livramento, cujos fundamentos básicos, segundo ele, foram segurança e assistência, sempre buscando conhecer os problemas da comunidade e apresentar soluções. Lembrou que a ação do Estado deve ser complementada com a colaboração dos cidadãos e que é preciso abolir a mentalidade de que a responsabilidade é somente do Prefeito ou, no caso da segurança, só da PM. Disse que cada cidadão pode ajudar muito a administração pública se, por exemplo, praticar atos simples como varrer a calçada da sua própria casa.

> Página Política - Atualizada em 10.10.2007

> Leia e-mails recebidos pelo “O Mandacaru”

 

____________________________________________________________

 

03.10.2007 - Conferência

Encontros sobre temas culturais

Auditório da Câmara ficou lotado durante a "I Conferência Municipal de Cultura"

 

O governo do Estado, através dos seus órgãos específicos, promove encontros de cultura nos municípios, em setembro e outubro de 2007, para disseminar conhecimentos, dialogar com a população e colher subsídios para basear ações governamentais no setor. Em Livramento de Nossa Senhora, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Turismo realizou, dia 30 de setembro, a “I Conferência Municipal de Cultura”, na Câmara de Vereadores.

A Filarmônica Lindembergue Cardoso abriu oficialmente o evento, executando o Hino Nacional, seguindo-se a apresentação dos alunos da Unidade Escolar Urbino Alves, do povoado de Várzea, com uma comovente mensagem de alerta sobre o avançado estagio de degradação do meio-ambiente e dos riscos de extinção da vida na Terra. Foi um dos melhores momentos do encontro, durante o qual foram colhidas sugestões a serem encaminhadas para a Conferência Estadual, de 25 a 28 deste mês, em Feira de Santana.

Foram propostas ações voltadas para o patrimônio material (museus, bens culturais, educação patrimonial); patrimônio imaterial (culturas populares, indígenas, afro-descendentes, festas e ritos); pensamento e memória (livro, literatura, biblioteca, arquivos); audiovisual; radiodifusão; e expressões artísticas em geral. O encontro foi coordenado pela secretária da Educação, Ester Lígia Machado Almeida, e presentes diversas autoridades locais, como prefeito Carlos Batista e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Santos Gomes.

Filarmônica Linenbergue Cardoso abre evento ........Reizado da Rocinha encerrou a Conferência

Mensagem dos jovens de Várzea

A apresentação teatral dos alunos da Unidade Escolar Urbino Alves, do povoado de Várzea, em Livramento de Nossa Senhora, comoveu e encantou a platéia que lotou o auditório da Câmara de Vereadores. Os estudantes-atores foram: Luana Aguiar, Taís Silva, Lucas Amorim, Flávia Kamila Aguiar, Túlio Henrique Trindade, Karine Aguiar, Maria Aparecida Santos, Renan Romeu, Cleidineia Amorim, Kadly Amorim, Nelma Costa, Eilane Silva, Adrisa Silva, Edicarla Silva, Katiana Santos, Josinere Ferreira, Alessandra Santos, Joelson Neves, Anderson Amorim, João Batista, Mylene Romeu, Mylena Romeu, Elis Regina Castro, Bruno Almeida, Karla Aguiar, Jéssica Amorim, Alex Araújo. A coordenação foi do diretor da escola Raimundo José Ribeiro e da professora Maria Elizabeth Santos Gil. A apresentação constou da leitura do texto “Ano 2070”, publicado na revista “Crônicas de los Tiempos”. Enquanto o texto era lido pela professora Maria Elizabeth, os alunos iam caracterizando as imagens deduzidas da mensagem. Confira as fotos e o texto.

_____________________________________________________________

 

03.10.2007 - Palestra

Reflexões sobre meio-ambiente

Palestras do SPEL sobre o meio ambiente  vem atraindo muitos interessado

O Sindicato dos Profissionais da Educação de Livramento de Nossa Senhora vem promovendo palestras sobre o meio ambiente, para seus associados. O último encontro, dia 29 de setembro, teve como palestrante o jornalista e advogado Raimundo Marinho, que convidou os participantes para “Algumas Reflexões” sobre o tema, com ênfase na legislação e nos comportamentos pessoais que podem ou não contribuir para a preservação da natureza. Começou solicitando que os presentes se voltassem para dentro de si mesmos, com questionamentos sobre o sentido da vida e da razão das pessoas existirem. Fez um comparativo entre as leis naturais, segundo ele concebidas por Deus, e as leis humanas, imaginadas para disciplinar e viabilizar a convivência entre os seres humanos.

Lembrou que a devastação do ecossistema ocorre de forma galopante, resultado das ações do homem, que busca o desenvolvimento a qualquer preço. Destacou a depredação da caatinga, típica dessa região, alvo da ganância empresarial, nos campos da cerâmica, olarias, agricultura e mineração, com total desprezo ao desenvolvimento sustentado. Citou que, como a caatinga, rica em biodiversidade, a mata atlântica também já foi praticamente destruída, restando apenas 7% da sua formação original. Alertou para os perigos, a curto prazo, do descarte de resíduos sólidos e líquidos no ambiente, como os objetos de matéria plástica, cuja absorção pelo solo leva de 5 a 400 anos.

Disse que o desafio da nova ordem é equilibrar preservação ecológica e desenvolvimento, buscando-se alternativas de utilização racional dos recursos naturais. Para o jornalista, isso só será possível a partir da conscientização pessoal e da aplicação e fiscalização rigorosa das leis protetivas. Lembrou o Protocolo de Kyoto que só foi ratificado por 23 países industrializados, restando mais 32 para que entre em vigor. Seu objetivo é reduzir em 5,2% as emissões de gases na natureza, até 2.012.

No Brasil, há pelo menos 88 normativos relativos ao meio-ambiente, todos derivados da Constituição Federal que estabelece, no art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

No caso de Livramento, o palestrante disse que as riquezas do município estão sendo retiradas do ambiente e dilapidadas por uma minoria que se enriquece sem qualquer preocupação ambiental ou com a saúde das pessoas. Disse que o custo da depredação e da contaminação, por agrotóxicos e outros produtos químicos, está sendo acumulado para ser pago pelas futuras gerações. Chega a temer, por exemplo, pelo nascimento de fetos humanos atrofiados, no futuro, em razão de alimentos contaminados por aqueles produtos, consumidos pela atual geração.

 

> Página Política - Atualizada em 03.10.2007

> Leia e-mails recebidos pelo “O Mandacaru”

> Artigo - Atualizado em 03.10.2007