O Estado de poucos 
        Começam a se mover, no tabuleiro político, as peças  eleitorais para o próximo ano. No âmbito da República, o bonde anda bem mais  adiantado, pois a corrida já visa 2010, ano das próximas eleições  presidenciais. Parece absurdo, pela precipitação, mas é verdade. Por ora, a  confrontação ainda é “café-com-leite”, como se dizia no passado, entre  paulistas, leia-se José Serra, e mineiros, entenda-se Aécio Neves. Nas dezenas  que comem pelas beiradas, está o governador da Bahia, Jaques Wagner, algo  alvissareiro para o Nordeste. 
        Nos municípios, onde, como num ponto de ônibus ou  estação de metrô congestionados, nos horários de pico, todos se acotovelam na  disputa por lugares. Mas o chifre queima mesmo mais forte é na Capital, onde  João Henrique Carneiro abre espaço para a reeleição, indo aconchegar-se no colo  do PMDB, donde se esforça para obnubilar o olhar atravessado de Nelson  Pelegrino, do coligado PT, partido do governador. E todos levam em conta a  possível ameaça emanada do PSDB, que exibe a força da candidatura própria, com  o ex-prefeito soteropolitano Antônio Imbassahy. 
        Aqui na terrinha, Livramento de Nossa Senhora, também  há especulações, que recaem invariavelmente nos doutores Carlos Roberto Souto Batista,  pela reeleição, e Emerson Leal, de quem não se espera venha a assistir ao  processo de camarote. Fora deles, pululam os aventureiros apadrinhados, na expectativa  de uma  improvável crise de desprendimento dos caciques. Não exagera que arriscar, pelo  lado do atual prefeito, em nomes como Lourival Trindade (PC do B), assessor  jurídico do prefeito, de outras tentativas; Gerardo Azevedo Júnior (PT), que, mesmo  catapultado da coligação, parece manter  uma janela do coração aberta  para Carlão; e Marilho Matias, presidente da Câmara.
        Pelo lado do Emerson, as especulações adentram ao  clã, dirigidas à ex-primeira dama, Lia Leal; e ao filho deputado Nelson Leal.  Fora do âmbito familiar, quase todo mundo pode ser pretendente, pois o voto  será sempre no chefe. E, certamente, não faltarão os franco-atiradores, como o  Dr. Paulo Azevedo, que demonstrou fôlego nas últimas eleições, conquanto  perdesse, mas pode ir para qualquer lado que o acolha; e o vice-prefeito João  Cambuí, tendente a ser o contraponto do processo.  
          A esta distância das eleições, obviamente, só cabem  mesmo conjecturas, mas há poucas possibilidades de vida na política local fora  do quadro acima. A não ser que movimentos surjam, das bases, de surpresa, que  viabilizem alternativas, o que seria naturalmente muito saudável. Agradaria vê-las  surgir, para viabilização, por exemplo, dos autênticos anseios da coletividade,  hoje sufocada por tantas dificuldades, temores e incertezas. Seriam concepções  políticas que pudessem se contrapor à perversa manipulação das massas, que  favorece o poderoso Estado, hoje a serviço de poucos. 
          ____________________________________________________
          Prefeito retalia os estudantes 
        O prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista, encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 22/2007, datado de 23 de abril de 2007, alterando a Lei nº 1008/05, de 11 de julho de 2005, que criou a Casa do Estudante, nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista. O projeto dá nova redação à ementa e ao § 2º do art. 2º da lei antiga. Texto atual da ementa: "Cria a Casa do Estudante de Livramento de Nossa Senhora, ULES (União Livramento de Estudantes), nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista e dá outras providências". Com a alteração proposta, ficaria assim: "Cria a Casa do Estudante de Livramento de Nossa Senhora, nas cidades de Salvador e Vitória da Conquista e dá outras providências". O atual § 2º do art. 2º diz: "O imóvel, quando adquirido, pertencerá ao Município de Livramento de Nossa Senhora, representado pela União Livramentense dos Estudantes Secundaristas, ULES, não podendo, em hipótese alguma ser alienado, doado ou alugado". Com a nova redação, ficará assim: "O imóvel, quando adquirido, pertencerá ao Município de Livramento de Nossa Senhora, não podendo, em hipótese alguma, ser alienado, doado ou alugado". 
        O objetivo, como se depreende da leitura dos textos, é tão somente suprimir o nome da ULES e, consequentemente afastar as lideranças da entidade do âmbito das resisdências. Isso ocorre junstamente depois que a ULES e a direção das residências distribuiram uma carta aberta ao prefeito Carlos Roberto Souto Batista, exigindo dele providências para solução da situação precária em que se encontram as moradias estudantis, em Salvador e Vitória da Conquista. Em razão disso, a iniciativa do alcaide está sendo vista como uma retaliação ao movimento estudantil do município. Surpreende pelo lado truculento,  perverso e antidemocrático que apresenta, um exemplo muito ruim para a juventude, injustamente tratada, no caso, com o mesmo tempero sujo que domina a política e  os políticos brasileiros.
        Em tempo: o texto do projeto de lei do prefeito traz um erro técnico, expresso na redação do seu art. 2º, que diz: "Art. 2º - Fica modificado o § 2º da citada Lei, nestes termos vazado (...)". O erro, possivelmente de digitação, se caracteriza pela omissão quanto ao artigo a que o referido parágrafo pertence. 
        _____________________________________________________
         
        De doutor a doutor
        Sem declinar o motivo, o vereador Ricardo Matias, de  Livramento de Nossa Senhora, estampou vistosa faixa, em importante via da  cidade, dizendo “Parabéns, Dr. JÚNIOR! Atuação excelente à frente  do DNOCS-BA.   Dr. Ricardo". O atencioso gesto  de um doutor para outro doutor deixou muita  gente intrigada e com certa inveja, a querer saber o motivo. Faltou  explicar,  mas, certamente, refere-se ao  primeiro aniversário de Gerardo Júnior, como coordenador estadual daquela autarquia federal.
         
        Força veio investigar
        Uma “força-tarefa” coordenada pelo procurador de  Justiça da Bahia deslocou-se de Salvador para a cidade de Rio de Contas, na  Bahia, onde investiga denúncias de improbidade e gestão fraudulenta contra o  prefeito Evilácio Miranda; e o atentado que quase vitimou seu principal  acusador, empresário e seu ex-correligionário Roberto Fernandez Veiga. As  denúncias são graves e datam de outubro de 2006, quando o empresário soltou o  verbo da tribuna da Câmara local, mas até hoje não há um só processo aberto  contra o denunciado.
         
        Menores abandonados
        Em Livramento de Nossa Senhora, existem dois conselhos  de assistência e proteção às crianças e adolescentes. Mas precisam atuar. Na periferia  do bairro Benito Gama, por exemplo, há denúncias graves de meninas se  prostituindo para ganhar a vida. Mas os abusos acontecem também no centro da  cidade, onde marmanjões trocam bugigangas por favores sexuais. Algumas meninas  estão dando o nome deles. Nas lan houses,  menores de todas as idades se esbaldam nos sites pornográficos, sem qualquer fiscalização.  Chega a ser constrangedor. 
         
        Como se não recebesse
        Cópia do vídeo “Uma  Pedra Pede Socorro – Pinturas Rupestres na Bahia”, em Itaguassu, produzido  pelo geólogo Fernando Bonetti Tavares, do Rio de Janeiro, em parceria com Lúcia  Beatriz da Silva Alves, foi entregue há muito tempo à Prefeitura. As autoridades municipais,  entretanto, se omitiram sobre o assunto, pois não se sabe de qualquer  divulgação que tenham dado ao fato, nem de providências que tenham tomado para  preservar a rica paisagem ambiental. Felizmente, o Ministério Público tomou a  dianteira e obteve liminar na Justiça para proteção do sítio arqueológico  descoberto no local. (Leia mais).
        _____________________________________________________
         
        Notícias anteriores:
        02 de maio 2007
        23 de abril 2007
        15 de abril 2007
        31 de março 2007
        26 de março 2007
        16 de março 2007
        08 de março 2007
        27 de fevereiro 2007
        03 de fevereiro 2007
        25 de janeiro 2007
        08 de janeiro 2007
        02 de janeiro 2007
        13 de dezembro 2006
        28 de novembro 2006
        21 de novembro 2006
        11 de novembro 2006
        05 de novembro 2006
        22 de outubro 2006
        06 de outubro 2006
        28 de setembro 2006
        19 de setembro 2006
        06 de setembro 2006
        24 de agosto 2006
        12 de agosto 2006
        27 de julho 2006
        12 de julho 2006
        25 de junho 2006
        10 de junho 2006
        31 de maio 2006
        16 de maio 2006
        08 de maio 2006
        01 de maio 2006
        24 de abril 2006
        14 de abril 2006
        05 de abril 2006
        28 de março 2006
        21 de março 2006
        08 de março 2006
        22 de fevereiro 2006
        18 de fevereiro 2006
        13 de fevereiro 2006
        01 de fevereiro 2006
        26 de janeiro 2006 
        17 de janeiro 2006 
        10 de janeiro 2006 
        02 de janeiro 2006 
        27 de dezembro 2005 
        13 de dezembro 2005 
        06 de dezembro 2005