PÁGINA POLÍTICA
(Atualizado em 13.12.06)
- Pela obra de Deus

- Prevaleceu o bom senso
- Marilho Matias reeleito
- Cambuí nega reconciliação
- Cerco ao nepotismo
- Veneno do DNOCS
- Moções de pesar
- Código tributário
- Nova lei orgânica
- IPTU duas vezes

13.12.2006
Falta d'água ficará pior em LIvramento

13.12.2006
Colégio Boaventura faz VII Semana de Cultura

28.11.2006
Colégio estimula a arte da poesia

28.11.2006
"Domingueiras" repete sucesso em Livramento

21.11.2006
Escola promove a cultura negra

21.11.2006
História: Júlio Prestes se elege, mas não assume o poder

21.11.2006
Nomes parecem mas bandas são diferentes

13.11.2006
Manga perde preço e ameaça a economia de Livramento e D. Basílio

11.11.2006
Vereadores querem bebida alcoólica entre os jovens

05.11.2006
Voz que clama no deserto

05.11.2006
Lenha de cerâmicas cortada sem critério

05.11.2006
Quilombolas agora precisam de ajuda

05.11.2006
Marcas do governo apagadas em placas

28.10.2006
O prefeito de Rio de Contas é acusado de desviar R$1,2 milhão

22.10.2006
Livramento elabora o seu plano diretor

22.10.2006
Estudantes resgatam grêmio, após 20 anos

06.10.2006
A propósito do 6 de outubro

06.10.2006
Livramento aos 85 anos

28.09.2006
MP pede interdição da delegacia de LIvramento

28.09.2006
Seminário sobre ética e carreira na educação

19.09.2006
Apenas "Polivalente" lembra 7 de setembro

19.09.2006
Falta de bom gosto

19.09.2006
Ser escritora, sonho de uma jovem do sertão

06.09.2006
"Vultos históricos" de Cajaíba se deterioram na Serra do Periperi

24.08.2006
Escola promove cultura no "Dia do Folclore"

12.08.2006
Professores pedem mais qualificação profissional

12.08.2006
"Mimo" não deve nortear a administração pública

27.07.2006
Demora injustificável na coleta de árvores podadas

27.07.2006
Ules planeja resgatar os grêmios estudantis

12.07.2006
Face bela de LIvramento

12.07.2006
Município atinge metas na saúde e é certificado

12.07.2006
Cidadania e cultura na Câmara

25.06.2006
Livramento colorida para São Jõao e Copa

25.06.2006
No lugar errado

25.06.2006
Promotor recomenda apreensão de veículos

25.06.2006
Obra elogiada

25.06.2006
Barraginha é nova arma contra seca

25.06.2006
Jeremias, uma voz pela imprensa ética

10.06.2006
São João e Copa deixam Livramento mais bonita

10.06.2006
Colégio Boaventura faz avaliação institucional

10.06.2006
"Dia Cultural" movimenta a garotada do C.E.J.V.B.


Os estudantes lotaram o pátio do João Vilas Boas no "Dia Cultural"

Dia cultural movimenta
garotada do C.E.J.V.B.

Aprender brincando, através do programa “Noite Cultural”, está sendo a forma inovadora e divertida adotada pelos alunos do Colégio Estadual João Vilas Boas, de Livramento de Nossa Senhora, para enfrentar temas muitas vezes áridos e difíceis de serem assimilados, como datas comemorativas e aspectos diversos da cultura, da língua, da literatura e da história, que integram o conteúdo das disciplinas que estudam, no 1º e no 2º graus.

A idéia começou com as turmas do turno da noite e consiste em reunir os estudantes em um evento mensal, na forma de uma “grande aula”, festiva e muito movimentada, em que os assuntos são apresentados, pelos próprios alunos, dentro de um formato artístico, como teatro, dança, música, caricaturas, quadros humorísticos, dentre outros, por eles mesmos produzidos.

Segundo a diretora do estabelecimento, Maria Aparecida Meira, a participação é espontânea, que começou no turno da noite, há cerca de três anos, mas já atraiu o interesse dos alunos dos demais turnos, como ocorreu em maio último, com a realização da “Manhã Cultural”, “Tarde Cultural” e a “Noite Cultural”, mobilizando todo o estabelecimento. Ela disse esperar que, em breve, venha a ter adesão unânime do alunado e dos professores.

Início com “Manhã Cultural”

O “Dia Cultural” comemorou todas as datas e eventos importantes do mês de maio, como meio ambiente, as mães, abolição da escravatura e a princesa Isabel, os trabalhadores, os garis, Nossa Senhora e as noivas, começando com as apresentações criativas dos alunos da 5ª à 8ª séries, na “Manhã Cultual”, com o tema “Brasil rumo ao hexa”, sendo apresentadores Mabel, Roniel e Hérika, do 2º ano.

As alunas Ellen Chrisley, Ana Paula e Marilane Brandão, da 5ª série 1, encenaram a peça “S.O.S. Meio Ambiente”, sob orientação da professora Alice Otília. Em seguida, houve “Homenagem ao Dia das Mães”, por Joice Kelly, Ana Paula, Beatriz e Gabriel, também da 5ª 1. Suzana Novais, da 6ª 1, apresentou um número especial de dança clássica. Núbia, Antônio, Juliana, Sara, Alan, Bianca e Lucas, da 6ª 2,  fizeram uma encenação, lembrando a abolição da escravatura no Brasil. Os grupos formados por Núbia, Sara, Laís, Yasmin, Juliana, Bianca, da 6ª 2; e Rafaela, Seysa, Jamile e Tatiane, da 6ª 3, mostraram um número especial de dança funk.

Participaram, também, Jerry Lavelle Lima (mensagem sobre comemorações de maio); Layse, Karine, Letícia, Milena, Bárbara e Layra, da 7ª 1 (dança especial). Dácio, Elaine, Taiane, Patrícia, Mirian, Cláudia e Narjara, da 7ª 2 (homenagem às mães). Krysna, Lidyane, Luana, Maria Luiza e Najane, da 8ª 1 (dança). Victor Hugo, Nilton, Liliane, Tatiane, Janderson, Jócil, Tiago e Clériston, da 8ª 2 (abolição da escravatura), sob a orientação do professor Ailton Aguiar. Thaiane e Leila, do 1º 1 (dança especial). Lilaine e Maria Alice, do 1º 2 (dança country). Adriane, Thamires, Catiane, Vanderleia, Hérika, Darlan, Girlane, Agnaldo, Karina Rego, Karina Santos, Abel, Luane Carla e Lucas, do 2º 1 (dia do trabalho). Suellen, Laize, Thamires, Hérika, Agnaldo, Adriane e Girlane, do 2º 1 (dança especial). Mabel e Roniel, do 2º 2 (musical “Meu Ébano”, em homenagem aos afro-descendentes). Sheila, Thaís Cristina, Liliane, Karina, Gesebel, Anália, Erivana, Thaís Oliveira, Roniel, Ronildo, Patrícia, Silvani, Everton, Naiane, Nayara, Maraísa e Mabel, do 2º  2 (homenagem ao Dia do Gari). Rafaela, Liliane, Geysa, Andreza, Jamile, Aline e Tatiane, 2º 2 (apresentação do funk).

“O Brasil é Nosso!”

Foi o tema da “Tarde Cultural”, apresentada por Luana e Maraísa. Começou com uma homenagem ao mês de Nossa Senhora, mãe de Jesus, por Maria José, Fabrícia, Jailson, Heloysa, Bruna, Juliane, Larissa, Mikaely, Karolyne, Taís e Felícia, da 5ª série 2. Teve ainda dança especial, por Bruna, Hortência, Viviane e Fernanda; e mensagem especial às mães, com a aluna Eva, da 5ª 3. Participaram, ainda, Jéssica, Ellen, Caio, Jésica, Tayane e Mayara, da 7ª 4 (homenagem ao Dia do Trabalho); musical com Romeu Pereira, 1º 3, da Banda A’z; desfile caracterizando os vários estilos e comportamentos de mães, do 2º 3, com Claudinéia (narradora), Ronilda, Judite, Laurícia, Leilane, Fernanda, Islane, Camila, Poliana, Isabela, Sidinéia, Ingrid, Natalícia, Edileuza e Kaliane e participação especial dos alunos da 5ª série. O 2º 3 lembrou ainda a abolição da escravatura, encenada por Isabela (princesa Isabel, cujo nome completo é Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon), Kaluane, Laurícia, Ingrid, Gilvan, Wanderson e Wilton.

Uma noite divertida

O encerramento deu-se com a tradicional “Noite Cultural”, realizada pelo 2º 5, sob a coordenação do professor Adauto, ainda lembrando as efemérides do mês de maio, com apresentação da aluna Lidiane. Foi encenado um casamento a rigor, lembrando o mês das noivas, com os alunos Zenilda Dourado (noiva), Cleiton Alcântara (noivo), Antônio Carlos (padre), Reginaldo Albuquerque (pai da noiva), Maria Aparecida (mãe da noiva), e Saturnino, Carlos, Rahulpha, Luciana, Sérgio e Vandson (padrinhos). Outro grupo lembrou a abolição da escravatura no Brasil, com uma teatralização feita pelos alunos Antônio Carlos, Rosali, Elenice, Reginaldo, Flávio e Ana Paula (caracterizados como escravos), Erick (feitor) e Ana Carolina (princesa Isabel). Houve também o show humorístico de Denitate Antônio Neto.

O Dia do Trabalho foi lembrado com as coreografias dos alunos Saturnino, Rosali, Antônio Neto, Silvânia, Carlos, Ana Paula, Cleiton e Elaine. As alunas Elba e Ranulpha leram duas mensagens relativas ao Dia das Mães. O evento teve ainda a participação especial do grupo de capoeira Gueto, de Livramento, que deu uma canja aos alunos Neto, Raquel e Michele; e da Banda Fundo de Salão, formada pelos estudantes Erick, Alan, Marinei, Edvan, Flávio, Vandson e William. Um dos momentos mais divertidos da noite foram as coreografias de Reginaldo de Jesus Albuquerque, na pele de uma drag queen; e da dupla Mabel Araújo Aguiar e Roniel Silva Santos, do 2º ano 2, como parte do Projeto Cultural Eternos Aprendizes. Eles deram um show, dançando ao som da música “Meu Ébano”, de Alcione, numa homenagem aos afro-descendentes.


As coreografias foram preparadas e apresentadas pelos alunos...


...representando as datas comemorativas do mês de maio...


...as encenações mostraram o talento dos alunos para o teatro...


..."atrizes" e "atores" despertaram a atenção da assistência...


...garotas e garotos se revezaram no teatro improvisado...


...a banda Fundo de Salão animou as apresentações da galera...


...uma platéia atenta prestigiou as apresentações dos colegas...


...Reginaldo Albuquerque, como drag queen, delirou a platéia...


...diretores e professores foram apoiar os seus alunos...


...o mês das noivas foi lembrado com casamento tradicional...


...os meninos capricharam na interpretação das mensagens...


...e souberam escolher as caracterizações dos personagens...


...outro casamento marcando a passagem do mês das noivas...


...a mostra cultural teve de tudo, cantores, atores, dançarinos...


...caracterização para lembrar o mês de Maria, em maio...


...muitos estudantes pareciam que eram veteranos atores...


...alunos caracterizando escravo sendo castigado pelo feitor...


... que lembraram a data da abolição da escravatura no Brasil...


...o casal Roniel e Mabel encantou, ao som de "Meu Ébano"...


...o grupo Gueto colaborou com as belas evoluções da capoeira...


...o evento virou atração e ponto de união entre os estudantes.