Professor Arnaldo Moreira conduziu as reflexões durante seminário
Seminário sobre ética
e carreira na educação
Plano de carreira, estatuto do magistério municipal e ética profissional foram os temas básicos do “I Seminário de Educação”, promovido pelo Sindicato dos Profissionais da Educação de Livramento de Nossa Senhora, dia 22 de setembro último. Na verdade, tratou-se de uma grande aula, com duração de um dia, sobre os temas citados, ministrada pelo professor paranaense Arnaldo Moreira de Matos, mestre em supervisão e currículo e doutorando em Ciências da Educação.
O objetivo foi estudar e refletir sobre os direitos e deveres dos trabalhadores da área. Os professores e outros profissionais da rede municipal de ensino, que compareceram em massa, puderam ouvir e discutir amplamente os temas citados, aprofundando conhecimentos sobre, por exemplo, plano de carreira, a lei de diretrizes e bases da educação, bem como sobre a postura e a ética nas atividades que desenvolvem. O evento contou também com uma delegação da vizinha cidade de Rio de Contas.
Com uma didática impecável, o professor Arnaldo Matos encantou a platéia, tanto na parte expositiva do evento quanto nas respostas aos muitos questionamentos que lhe foram feitos, durante os debates. Ele centrou-se em três preocupações básicas: os direitos dos trabalhadores amparados pela lei; as obrigações e responsabilidades dos mesmos; e as responsabilidades do poder público no tocante à educação, mostrando adequações e inadequações, nos aspectos ético, técnico, profissional e funcional.
O seminário, organizado pela diretoria do Sindicato, entre outros convidados, teve a presença da Secretária Municipal da Educação, Ester Lígia Machado Almeida, que parabenizou os organizadores e pode ouvir, o que fez atentamente, dúvidas e angústias dos profissionais. Em sua fala, comparou a missão do professor à do flanâmbulo (malabarista), em que a corda é a escola e o artista o professor, dizendo que, como na exibição do flanâmbulo, onde todos prestam atenção à corda, no ensino a preocupação deve ser a escola, cujo equilíbrio e bom funcionamento são garantidos pelo professor.
A secretária Ester Lígia Machado prestigiou o encontro do Sindicato
Professores, estagiários e servidores participaram do seminário
O auditório da Associação dos Amigos de Livramento ficou lotado
Nairto Rego, presidente do SPEL, comandou a realização do evnto
Integrantes da delegação que representou Rio de Contas no encontro
|