PÁGINA POLÍTICA
(Atualizado em 13.12.06)
- Pela obra de Deus

- Prevaleceu o bom senso
- Marilho Matias reeleito
- Cambuí nega reconciliação
- Cerco ao nepotismo
- Veneno do DNOCS
- Moções de pesar
- Código tributário
- Nova lei orgânica
- IPTU duas vezes

13.12.2006
Falta d'água ficará pior em LIvramento

13.12.2006
Colégio Boaventura faz VII Semana de Cultura

28.11.2006
Colégio estimula a arte da poesia

28.11.2006
"Domingueiras" repete sucesso em Livramento

21.11.2006
Escola promove a cultura negra

21.11.2006
História: Júlio Prestes se elege, mas não assume o poder

21.11.2006
Nomes parecem mas bandas são diferentes

13.11.2006
Manga perde preço e ameaça a economia de Livramento e D. Basílio

11.11.2006
Vereadores querem bebida alcoólica entre os jovens

05.11.2006
Voz que clama no deserto

05.11.2006
Lenha de cerâmicas cortada sem critério

05.11.2006
Quilombolas agora precisam de ajuda

05.11.2006
Marcas do governo apagadas em placas

28.10.2006
O prefeito de Rio de Contas é acusado de desviar R$1,2 milhão

22.10.2006
Livramento elabora o seu plano diretor

22.10.2006
Estudantes resgatam grêmio, após 20 anos

06.10.2006
A propósito do 6 de outubro

06.10.2006
Livramento aos 85 anos

28.09.2006
MP pede interdição da delegacia de LIvramento

28.09.2006
Seminário sobre ética e carreira na educação

19.09.2006
Apenas "Polivalente" lembra 7 de setembro

19.09.2006
Falta de bom gosto

19.09.2006
Ser escritora, sonho de uma jovem do sertão

06.09.2006
"Vultos históricos" de Cajaíba se deterioram na Serra do Periperi

24.08.2006
Escola promove cultura no "Dia do Folclore"

12.08.2006
Professores pedem mais qualificação profissional

12.08.2006
"Mimo" não deve nortear a administração pública

27.07.2006
Demora injustificável na coleta de árvores podadas

27.07.2006
Ules planeja resgatar os grêmios estudantis

12.07.2006
Face bela de LIvramento

12.07.2006
Município atinge metas na saúde e é certificado

12.07.2006
Cidadania e cultura na Câmara

25.06.2006
Livramento colorida para São Jõao e Copa

25.06.2006
No lugar errado

25.06.2006
Promotor recomenda apreensão de veículos

25.06.2006
Obra elogiada

25.06.2006
Barraginha é nova arma contra seca

25.06.2006
Jeremias, uma voz pela imprensa ética

10.06.2006
São João e Copa deixam Livramento mais bonita

10.06.2006
Colégio Boaventura faz avaliação institucional

10.06.2006
"Dia Cultural" movimenta a garotada do C.E.J.V.B.


Texto do e-mail de Júlio Xavier
:

Assunto:  

Resposta de um estudante indignado

De:  

"Julio Rodrigo Xavier" <juliopitson@hotmail.com>

Data:  

Fri, Janeiro 27, 2006 8:00 pm

Para:  

mandacaru@mandacarudaserra.com.br

Prioridade:  

Normal

Ilustríssimo Jornalista Raimundo Marinho, Foi com perplexidade e indignação que tomei conhecimento das críticas feitas pelo site O Mandacaru da Serra. O senhor foi, no mínimo, precipitado nas observações que realizou e, conforme for desenvolvendo minha argumentação, espero que concorde comigo. Primeiramente, informo que segue anexado nesse e-mail três importantes textos que o farão refletir sobre a veracidade dos artigos "Não é a ULES 1, 2 e 3". O primeiro deles é o Boletim Informativo escrito por mim, atual presidente da ULEs, que tem como eixo-temático as decisões e acontecimentos da reunião do dia 21 de janeiro. Preste bastante atenção em tudo o que explicitamos no primeiro tema chamado "Afastamento de Políticos" o qual traduz a minha ideologia para com o não envolvimento com a política partidária. Já o segundo anexo são os resultados concretos de nossa ideologia sendo posta em prática. Lá o senhor verá como se deu o nosso relacionamento com um político que desejava se aproximar da União Livramentense de Estudantes. Já o terceiro é relativo as minhas respostas aos artigos que o senhor veiculou no Mandacaru da Serra. Sem mais, gostaria que, ao confrontar o que o senhor escreveu com a minha argumentação, reflita sobre a possibilidade de, ao menos, procurar saber o "outro lado" sempre que for falar do caráter de alguma entidade.

Esclarecimentos do presidente da ULES
(Júlio Rodrigo Xavier Meira)

•  Em relação ao que foi veiculado no artigo "Não é a ULES 1"

A União Livramentense de Estudantes foi fundada na época de 80 por estudantes do curso secundário (ou Ginásio) que hoje corresponde ao Ensino Fundamental. Já em 2005, renasceu nas mãos de estudantes que fazem cursinho pré-vestibular ou já cursam universidade. Dessa forma, o termo "Secundarista" não se adaptava mais a atual realidade. Primeiro porque não existe mais. Segundo porque a ULES (agora União Livramentense de Estudantes) tem a intenção de mobilizar os alunos do Ensino Fundamental, Médio (Leia a respeito do segundo tema relativo a "Criação de Grêmios") e Superior, além de impulsionar, com a força da juventude, os movimentos sociais de nossa cidade.

Todavia, se o senhor não considera a entidade a mesma de 25 anos atrás devido a "mudança" no nome, não irei discutir isso. É a sua opinião. Mas reafirmo que renasce com o mesmo objetivo de livrar a nossa sociedade da exploração, da concentração de renda e terras e da pobreza seja ela de ordem econômica ou de ordem intelectual.

Ainda a respeito da matéria "Não é a ULES 1", o senhor simplesmente agiu de má fé ao proferir que a União Livramentense de Estudantes foi reconstruída "tão somente para reger as residências estudantis, mantidas pela prefeitura". É hilariante porque temas relativos a essas residências são os que tem tido menor espaço durante as nossas reuniões em decorrência de termos priorizado fatos como: Criação de Grêmios, doação do local da sede, cobrança de mensalidades, alternativas para arcar com despesas relativas ao registro jurídico no fórum e criação do blog. É podre porque o senhor, como foi verificado na matéria "Não é a ULES 2", teve acesso ao estatuto da entidade e certamente tomou conhecimento das inúmeras atribuições feitas à entidade que estão presentes no Artigo 2° da alínea "a" a "m".

Talvez, para não suspeitar que o senhor falou em nome de alguém que se sente incomodado com os ideais da União Livramentense de Estudantes e está à procura de maiores informações a respeito de suas resoluções, deva-se acreditar que estava a sua disposição somente a primeira página do estatuto, ainda assim pela metade?

2- Em relação ao que foi veiculado no artigo "Não é a ULES 2"

Mais uma vez o senhor ataca a ULES com intriga e calúnias. Quando lia o que o senhor escrevia no Mandacaru da Serra a respeito das resoluções da Câmara de Vereadores parecia-me um senhor bem informado... E somente uma pessoa atenta a todos os argumentos de todos os vereadores, assim como todas as resoluções teria cacife o suficiente para proferir as críticas que o senhor os faz constantemente no Mandacaru da Serra.

Se prestasse atenção, de fato, nas resoluções da câmara, verificaria que o estatuto da ULES foi aprovado pela camarada duas vezes. . Lei nº 980, de 11 de dezembro de 2003. e Lei nº 1008/05, de 11 de Julho de 2005 quando foi discutida novamente...

O senhor deve explicações a todos os leitores que, por ventura, formaram opinião com o que foi explicitado no site na sua última atualização, assim como a sociedade estudantil que será informada por toda essa balburdia jornalística que o Mandacaru da Serra promoveu.

Pareceu-me uma matéria feita as pressas seguindo os mandos e desmandos de alguém, influente na sociedade, que deseja atacar desvairadamente a União Livramentense de Estudantes, pois não se conforma de ver um movimento que não conseguirá (jamais) articular.

Há a necessidade urgente do senhor "incrementar" o seu site com a possibilidade de discutimos as suas matérias.

3- Em relação ao que foi veiculado no artigo "Não é a ULES 3"

Esse foi o que mais me deixou indignado, principalmente porque sou testemunha de que a ULES se preocupou, desde o início das discussões que envolviam a sua reconstrução, com a desvinculação completa com a política partidária. Jamais esperava esse tipo de acusação, principalmente do senhor, jornalista e que deve ser o defensor da ética e moralidade nela.

Baseado em que acusa a ULES de estar "manietada e cooptada pelo prefeito atual" ? Para fazer uma denúncia desse caráter é imprescindível que se fundamente teoricamente, em vez de se reter a manipular adequadamente as palavras com a finalidade de adormecer o leitor para o processo de contestação do que foi explanado. Ou então, devo supor que o senhor aprendeu jornalismo com o Diogo Mainardi? E olha que conhecendo sua história (que é muito maior do que a minha), que já foi jornalista do jornal "A Tarde", a decência que restou em termos de jornalismo na Bahia, me negava a acreditar em tal.

O fato de a ULES reger, em parceria com o poder público municipal, as casas de estudantes de Salvador e Conquista, ironicamente, resulta na democratização das decisões que as envolvem. Quebra-se a hierarquia de que as decisões da prefeitura são inatingíveis, incontestáveis pois poderemos intervir nela sempre que desagradar os interesses de nós estudantes. Jamais deixaremos ocorrer que usem as vagas nas residências para favorecer correligionários sustentando o clientelismo. Essa "parceria" serve para assegurar a manutenção da qualidade das residências, pressionar o poder público a adquirir móveis, camas e computadores, só para citar alguns exemplos.

Também não é verdade que o prefeito de Livramento sustenta financeiramente a União Livramentense de Estudantes. Todos os gastos da entidade até agora foram tirados do bolso da diretoria, com muito sacrifício.

Ainda, nos relacionamos apenas cordialmente com o Poder Público Municipal e faremos isso independente de quem quer que seja o prefeito. Também jamais nos calaremos quando os mesmos desrespeitarem o que nós estendemos como justo, moral e ético. Temos projetos que desagradarão os setores conservadores de nossa sociedade. Entretanto, ainda é muito cedo para divulgá-los. Todavia, é fato que a ULES, atualmente, não tem estrutura para mobilizar a sociedade e fazer defende-las determinada causa. Nesse sentido, estamos tomando frente e difundindo o processo da criação de grêmios, aliança com movimentos sociais além da criação da sede própria que possibilitará nossa organização.

4- Em relação as (improváveis, espero eu) matérias "Não é a ULES 4, 5, 6...

É interessante que antes, época em que não havia nenhuma entidade desse caráter no município, ninguém nunca criticou a acomodação do povo. Mas agora que se há, faz-se o impossível para degradá-la com críticas absolutamente sem fundamentos... e, deploravelmente, com interesses.

Por último, gostaria de enfatizar que eu respeito a liberdade de imprensa mais do que qualquer pessoa nesse mundo, todavia liberdade de imprensa não se limita à liberdade de os proprietários dos meios de comunicação divulgarem as suas opiniões e torcerem o noticiário para o lado que as reforce. É preciso que os jornalistas tenham respeitada a sua visão das coisas, desde que ela não seja veiculada ditatorial e unilateralmente, excluindo a apresentação de outros pontos de vista.

Dizem que a imprensa pode ser mais poderosa do que uma bomba atômica... e ainda deixar cicatrizes no cérebro.Em função disso, gostaria que fosse veiculada em seu site, com o mesmo destaque nos artigos "Não é a ULES 1, 2 e 3" a verdadeira história do que o senhor acusou a ULES de cometer.

Atenciosamente,

Júlio Rodrigo Xavier Meira, estudante de Direito (Alternativo) da FTC, II semestre e presidente da União Livramentense de Estudantes.

Notas do editor :

•  A nota "Não é a Ules 1", veiculada na Página Política atualizada em 27.01.2006, diz apenas que a Ules refundada é outra entidade e não a antiga, que existiu na década de 1960, fato que o estudante parece ignorar, pois se refere a apenas 25 anos atrás.

•  A nota "Não é a Ules 2", veiculada no mesmo espaço e data, apenas aponta uma inserção no estatuto da entidade que, à luz do Direito, é imprópria e não gera qualquer obrigação para o poder público, salvo se previsto em lei específica. Nesse caso, a lei, se existisse, teria de ser obrigatoriamente mencionada no estatuto. Isso também é fato, não cabendo ao jornalista preocupar-se com os melindres de quem se julga intocável.

•  E a nota "Não é a Ules 3" reproduz frase extraída do pronunciamento feito pelo professor Zeferino Ângelo, em quem os estudantes parecem não ter prestado muito atenção. Sobre a ingerência do atual prefeito, ela é notória. A prefeitura mantém financeiramente as residências e o alcaide onde quer discursa destacando suas realizações na área da educação cita entre elas as duas casas estudantis (Vitória da Conquista e Salvador).

•  O estudante esqueceu de citar os nomes a mando de quem ele insinuou está o jornalista trabalhando, impossibilitando-nos de comentar o assunto, mas registramos que a acusação é grave, apesar de não ter fundamento.

•  Com a publicação dos esclarecimentos da Ules e demais mensagens aqui veiculadas, "O Mandacaru" encerra o assunto, salientando que deixamos de veicular uma das mensagens recebidas por conter termos despropositadamente grosseiros e ofensivos, sem nada esclarecer, e claramente dirigida a pessoa que não é o editor.

Esclarecimentos de Tony Magno Meira

Assunto:  

Olá Raimundo, venho parabenizar o seu site, e também fazer umas correções: 1.A ULES foi refundada na década de 1980, e partir de então passoi a se chamar União Livramentense de Estudantes, pois ela foi refundada por estudantes universitários daqui de Livramento que residiam em Salvador e daí a necessidade de tirar \"Secundaristas\" do nome. 2.A alínea \"b\", parte final, do art. 2º do Estatuto da ULES, ja estava no Estatuto anterior (1980) e deixamos, devido à falta de experiência de nossa parte. 3.\"Todavia, lembramos, a ULES está manietada e cooptada pelo prefeito atual, que é de um partido, e é quem supre financeiramente as residências que a entidade representa.\" Nós não temos ligações partidárias com nenhum grupo politico, apenas nos relacionamos com o Poder Público Municipal, que no momento está sendo representado pelo Prefeito Carlos Batista. Se fosse outro prefeito também estaríamos relacionando exigindo os nossos direitos.

De:  

anonymous@e-dominio.com.br

Data:  

Thu, Janeiro 26, 2006 10:30 am

Para:  

mandacaru@mandacarudaserra.com.br

Prioridade:  

Normal

Mensagem de Ângelo Maciel Santos Reis

Assunto:  

Pois é falso companheiro de luta, parece que você se esqueceu, ou simplesmente não entendeu o que foi claramente falado por mim mesmo durante a reunião dos estudantes. A ULEs não foi a fundadora das residências, porém as residências é que refundaram a ULEs como forma de mostrar o quanto nós estudantes livramentenses somos capazes de intervir criticamente nos assuntos que dizem respeito aos nossos interesses estudantis. Sendo assim aceitamos todas as idiotas críticas que poderão surgir a respeito de nosso grupo e saliento que independente de partido ou pessoa, os estudantes querem, ou melhor, já estamos mostrando o quanto somos verdadeiros revolucionários naquilo que nos é importante. Obrigado e até a próxima...

De:  

anonymous@e-dominio.com.br

Data:  

Thu, Janeiro 26, 2006 10:50 am

Para:  

mandacaru@mandacarudaserra.com.br

Prioridade:  

Normal

Nota do editor :

Não sou nem nunca fui companheiro de luta do subscritor da mensagem acima, nem mesmo o conheço.